A educação não muda o mundo, a educação muda as pessoas. As pessoas sim mudam o mundo. (Freire)
segunda-feira, 2 de junho de 2014
PROJETO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMEÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
INTRODUÇÃO
Atualmente a sociedade Moderna está passando por uma crise ambiental, voltada para os recursos naturais do nosso Planeta, principalmente quando se trata do grande número de toneladas de lixo produzido, descartado em lugares inadequados, sem nenhum cuidado com tais resíduos sólidos no seu destino final.
Através da reciclagem, o lixo passa a ser visto de outra maneira, não como um final, mais como o início de um ciclo em que podemos preservar o meio ambiente, a participação consciente e a transformação de hábitos (MARODIN E MORAIS, 2004, P.3).
O presente projeto apresenta-se voltado para a construção de conhecimentos e atitudes sensíveis ao meio ambiente, através de experiências significativas sobre a reciclagem, reutilização e destino certo do lixo produzido no dia-a-dia. Por meio de atividades exploratórias no meio escolar, vinculadas ao lúdico e ao contexto do qual os alunos encontram-se inseridos.
O lixo é um elemento presente na vida de qualquer pessoa, sendo um ótimo tema a ser trabalhado com os alunos, de forma interdisciplinar, objetivando a conscientização e a mudança de atitudes dentro e fora da sala de aula. Assim, a educação ambiental na escola assume um papel preponderante para a formação do sujeito e sua inserção social, propiciando-lhe um agir com consciência e atitude perante os problemas do meio ambiente. (SILVA, 2007, p. 11)
JUSTIFICATIVA
Observamos no decorrer da história da humanidade que há uma intrínseca relação entre ser humano e o meio natural que o cerca, a história mostra que o homem fez da natureza sua habitação e subsistência, no entanto, com o passar dos séculos esta relação pacífica foi rompida com o nascimento das novas formas de organização social, a busca incessante pela dominação econômica e pela produção em larga escala, somada ao elevado nível de crescimento populacional, produziu uma enorme devastação dos recursos naturais.
Se quisermos ter menos lixo, precisamos rever nosso paradigma de felicidade humana. Ter menos lixo significa ter mais qualidade, menos quantidade; mais cultura, menos símbolos de status; mais esporte, menos material esportivo; mais tempo para as crianças, menos dinheiro trocado; mais animação, menos tecnologia de diversão; mais carinho, menos presente! (GILNREINER)
O lixo faz parte da relação entre homem e natureza, sendo assim percebe-se que, se ele não for destinado ao seu lugar corretamente estaremos cada vez mais, poluindo e degradando de forma irresponsável o meio ambiente, provocando assim um grande desequilíbrio ambiental.
PROJETO: Educação ambiental começa na educação infantil
Público alvo: educação infantil ( crianças de 2 a 5 anos)
Duração do projeto: 2 semana.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
O objetivo geral do projeto é o de proporcionar aos alunos um espaço onde a criança possa sentir-se sujeito da ação, voltando-se para as questões do meio em que vive, oportunizando práticas educativas para o desenvolvimento da cidadania ativa e consciente, observar que todos somos responsáveis pela limpeza da escola e da cidade , reconhecendo a importância da reciclagem e da coleta seletiva do lixo. Aprender a separar o lixo de forma seletiva a fim de que possa ser reciclado e transformado novas coisas. Tornando-os conscientes das consequências oriundas da não preservação do meio ambiente.
Objetivos Específicos
• Conscientizar as crianças de que qualquer ser humano é um produtor de lixo, bem como fazer com que as crianças percebam que sua família e amigos também produzem lixo;
• Mostrar às crianças que os resíduos gerados em suas casas são passíveis de reciclagem e podem se transformar em brinquedos e jogos;
• Incentivar a separação do lixo;
• Conhecer as cores que classificam cada tipo de lixo (orgânico, plástico, metal, papel);
• Reconhecer os lixos que produzimos em sala;
• Identificar áreas poluídas onde lixos estejam pelo chão;
• Conscientizar sobre a importância de separar os materiais recicláveis;
• Desenvolver noções de cuidados e preservação da natureza;
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O envolvimento da escola com o tema educação ambiental gera a necessidade de conhecimento e informação para que se possa desenvolver um trabalho adequado com as crianças. Essa necessidade significa dizer, que o professor precisa buscar subsídios para que possa discutir com a criança, as informações obtidas e mostrando-lhe que o processo de conhecimento é permanente, e que um dos atributos mais importantes da espécie humana é a imensa curiosidade; é a eterna condição de ser aprendiz. "Planejar na educação Infantil é planejar um contexto educativo, envolvendo atividades e situações desafiadoras e significativas, que favoreçam a exploração, a descoberta e a apropriação do conhecimento sobre o mundo físico e social, em torno das quais se estruturem interações qualitativas entre adultos e crianças, entre crianças e crianças e entre crianças e objetos/ mundo físico". (OSTETTO, Luciana E.) (org.) 2000, p. 193).
METODOLOGIA
Atividade 1 (primeiro dia): Promover uma roda de conversa e discutir com as crianças sobre o “lixo” ou resíduo, levando ao conhecimento destes alunos que eles são geradores de lixo. Convidado todos para visualizar os cestos de lixo.
Primeiramente olhará o cesto de lixo da sua sala, logo após leva-las até os coletores das áreas comuns da escola, da secretaria e da cozinha, para verificarem que todos nós somos geradores de lixo, por isso a necessidade de cestos por toda a parte. Após esta visualização, as crianças terão como tarefa de casa, anotar, com o auxilio de um adulto, o que sua família gera de lixo por dia.
Atividade 2 (segundo dia): Depois da entrega das anotações, serão trabalhados temas como, por exemplo, reciclagem e coleta seletiva. Informando às crianças que através da coleta seletiva podemos separar os materiais recicláveis dos não recicláveis. Isso quer dizer que uma parte do lixo pode ser reaproveitada, deixando de se tornar uma fonte de degradação para o meio ambiente e tornando-se uma solução econômica e social, passando a gerar empregos e lucro.
Atividade 3 (terceiro dia): aula-passeio nos arredores da escola. O objetivo é observar a quantidade de lixo jogado nas ruas. Aqui fica registrada a importância dessa ação, pois em atividades desse tipo mostram o mundo real. Na volta, já em sala, a garotada registra o que viu em desenhos e escritos.
Atividade 4 (quarto dia): Reciclagem – explicar sobre a reciclagem, sua importância e como é feita. Montar latas de lixo de coleta seletiva na escola, fazendo com que percebam que cada cor de lata recebe um tipo de lixo. Apresentar os símbolos da reciclagem que são usados para cada tipo de material, no mundo inteiro.
Para a realização dessa etapa, pedir aos alunos para trazerem de casa materiais feitos de papel, metal, plástico e vidro que poderiam ser reciclados.
Os alunos têm por objetivo separar o lixo que trouxeram de casa. Enquanto eles realizam essa atividade ouvem a música “Herdeiros do futuro”. Ao final em uma roda de conversa irão discutir a importância de separar o lixo e o que a música diz a respeito do meio ambiente.
Atividade 5 (quinto dia): Com os matérias trazidos pelas crianças, montar uma oficina de reciclagem onde os próprios alunos vão confeccionar com a ajuda da professora diferentes brinquedos como vai e vem, Bilboquê, palhaço com tampinhas de garrafa, carrinhos, mascaras feitas de papel, jogos e muito outros brinquedos. Confeccionar também um cartaz: Tempo de decomposição dos materiais, panfletos educativos, avisos que trazem informações importantes à população.
CULMINÂNCIA
• Passeio pedagógico a empresas de reciclagem de lixo, podendo ser qualquer uma que trabalhe com papelão, alumínio, óleo ou plástico.
• Exposição dos trabalhos que representam as diferentes etapas da execução do projeto.
AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto será observada através de mudanças nos hábitos de consumo a partir da adoção os três “R” Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Ao final do trabalho, espera-se que as crianças entendam de que toa matéria prima pode ser reaproveitada e de que a vida depende de um ambiente limpo.
A professora fará registro escrito diário de suas observações. Essa observação tem o objetivo de compor um material de reflexão que a ajude na reelaboração do planejamento educativo. A mudança de valores, atitudes e posturas ocorrem lentamente e a obtenção de um resultado positivo depende do envolvimento de todos em um exercício de cidadania.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Pode concluir, com este projeto, que a educação ambiental com enfoque em resíduos é eficaz e de fácil aplicação com crianças. Entretanto, deve ser feita de forma com que os alunos assimilem a geração e coleta de lixo com a realidade com que eles vivem. Concluo, também, que ensinar artesanato para eles é uma forma de incentivar tanto a reciclagem quanto a inclusão da família nas atividades de recreação destas crianças e na prática diária de reutilização dos resíduos sólidos domiciliares.
Pode ser que a educação ambiental, sendo aplicada por metodologias que condizem com a realidade dos alunos, possa motivá-los a ter atitudes conscientes. Nota-se que as práticas ecológicas a que me refiro, não se tratam de invenções, mas sim de fatos que acontecem no cotidiano de cada um deles.
REFERÊNCIAS
BRASIL. PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente e saúde. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.
ZUBEN, F. V. Meio Ambiente, Cidadania e Educação. Departamento de Multimeios. Unicamp. Tetra Pak Ltda. 1998.
SOUZA, D. V. INGOBERT; Programa Sócio Educativo: "Oficina de Contação de História e Construção de Brinquedos Usando Sucata. Em: Acesso em 28 mar 2014.
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