MUDANÇAS NO ESPAÇO ESCOLAR

MUDANÇAS NO ESPAÇO ESCOLAR

A escola é um fator de transformação de vida nas sociedades, principalmente naqueles que o analfabetismo e o desemprego são exorbitantes, e para chegar no que é atualmente precisou passar por um longo processo, que trouxeram alguns benefícios na área educacional, como a importância da escola, a evolução dos métodos de ensino, e até mesmo a relação do professor com o aluno.
A prática educativa não se resume nos educadores, mas num processo social envolvendo todos os agentes na busca de uma educação de qualidade. Na escola, os agentes são todos da comunidade escolar (pais, alunos, professores, funcionários, gestores...) esta instituição, além de se comprometer com o conhecimento teorizado, busca a formação integral, incluindo-se valores e atitudes, sentimentos e emoções. Logo, mais uma vez, mostra-se de suma importância a participação das famílias, que precisam estar cientes e acreditarem no trabalho desenvolvido pela escola.
Antigamente as mães achavam que nos não enxergávamos e nem ouvíamos, porém, atualmente há uma interação dela com a criança desde o seu útero. A sociedade contemporânea apresenta um ritmo de vida mais veloz, fazendo com que os pequenos entrem na escola mais cedo. Por tanto, o pedagogo tem uma importância fundamental na vida de um individuo, pois ele é um segundo guia na formação do desenvolvimento da criança, socializando os mesmos com os outros indivíduos, permitindo a formação de conhecimento e da própria consciência que é mediada pela cultura. Assim, a educação escolar passa a ser a principal forma de estabelecimento da construção de saberes. Para isso o professor tem que ser também um educador, amando e ajudando seus alunos a vencer os obstáculos sugeridos no decorrer de sua vida.
A escola é uma instituição concebida para o ensino de alunos sobre a direção do professor. No passado, o educador tinha uma postura autoritária, contentando-se em transmitir a matéria do livro didático utilizando seus únicos recursos que eram sua fala, o quadro negro, giz e apagador, com o intuito de aplicar o conteúdo para os alunos, fazendo-os memorizar e reproduzir em avaliações, aqui o professor é a figura principal da escola sendo ele o protagonista. A escola não era inclusiva e o ensino não era universalizado, hoje a escola abriu portas para a diversidade cultural com a função social de democratizar e formar cidadãos conscientes capazes de lidar com a sociedade capitalista. Assim, o papel da escola deve estar de acordo com os interesses da sociedade atual, no entanto é necessário também adaptar-se a essas novas atribuições que envolvem todos que atuam na escola.
Sempre que a sociedade defronta-se com essas mudanças significativas em suas bases sociais, e tecnológicas, novas atribuições são exigidas da escola. Essas mudanças nos fazem refletir sobre o processo educativo e continua em uma constante busca pela melhoria da qualidade da formação docente sendo analítico, experimental, entendendo a tecnologia avançada referente à educação moderna, visando sempre à necessidade e interesses dos aprendesses. Essa é uma mudança positiva em relação ao trabalho docente, mas também há um lado negativo nessas mudanças tecnológicas. Hoje existem crianças que precisam ter um resgate de valores, os valores que temos não são o mesmo que vivenciamos tempos atrais. O trabalho do professor fica muito difícil devido à ausência desses valores, como o respeito, a responsabilidade e outros, fazendo com que a relação professor e aluno se tornem negativo.
Não existe o aluno em geral, mas um aluno vivendo numa sociedade determinada, que faz parte de um grupo social e cultural determinado, sendo que essas circunstâncias interferem na sua capacidade de aprender, nos seus valores, atitudes, na sua linguagem e suas motivações. Um professor que áspera ter uma boa didática necessita aprender a cada dia como lidar com a subjetividade dos alunos, sua linguagem, suas percepções, e sua pratica de vida.
Com relação ao processo de transformação da escola, está claro que a educação passou por várias e construtivas transformações que envolvem a escola, pais, alunos, professores, funcionários, e gestores, a fim de que garanta uma formação competente de seus alunos, dando-os capacidades de tomar decisões fundamentais e resolver conflitos entre muitas outras competências. Essas modificações deixam de lado a idéia de que o professor é total responsável pela formação educativa e social do educando, escola e família têm os mesmos objetivos: fazer a criança se desenvolver em todos os aspectos e ter sucesso na aprendizagem. As instituições que conseguiram transformar pais ou responsáveis em parceiros diminuíram os índices de evasão e de violência e melhoraram o rendimento das turmas de forma significativa. A atuação da escola deve estar de acordo com os interesses e necessidades existente na sociedade, de modo que o objetivo final da gestão é a aprendizagem, efetiva e funcional.
Professora: Andréia de Jesus Cruz


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Olá, eu sou Andréia estou no 3° semestre de Pedagogia na UNOPAR, e amo educar!