MUDANÇAS
NO ESPAÇO ESCOLAR
A escola é um fator de transformação
de vida nas sociedades, principalmente naqueles que o analfabetismo e o
desemprego são exorbitantes, e para chegar no que é atualmente precisou passar
por um longo processo, que trouxeram alguns benefícios na área educacional,
como a importância da escola, a evolução dos métodos de ensino, e até mesmo a
relação do professor com o aluno.
A prática educativa não se resume nos
educadores, mas num processo social envolvendo todos os agentes na busca de uma
educação de qualidade. Na escola, os agentes são todos da comunidade escolar
(pais, alunos, professores, funcionários, gestores...) esta instituição, além
de se comprometer com o conhecimento teorizado, busca a formação integral,
incluindo-se valores e atitudes, sentimentos e emoções. Logo, mais uma vez,
mostra-se de suma importância a participação das famílias, que precisam estar
cientes e acreditarem no trabalho desenvolvido pela escola.
Antigamente as mães achavam que nos
não enxergávamos e nem ouvíamos, porém, atualmente há uma interação dela com a
criança desde o seu útero. A sociedade contemporânea apresenta um ritmo de vida
mais veloz, fazendo com que os pequenos entrem na escola mais cedo. Por tanto,
o pedagogo tem uma importância fundamental na vida de um individuo, pois ele é
um segundo guia na formação do desenvolvimento da criança, socializando os
mesmos com os outros indivíduos, permitindo a formação de conhecimento e da
própria consciência que é mediada pela cultura. Assim, a educação escolar passa
a ser a principal forma de estabelecimento da construção de saberes. Para isso
o professor tem que ser também um educador, amando e ajudando seus alunos a
vencer os obstáculos sugeridos no decorrer de sua vida.
A escola é uma instituição concebida
para o ensino de alunos sobre a direção do professor. No passado, o educador
tinha uma postura autoritária, contentando-se em transmitir a matéria do livro
didático utilizando seus únicos recursos que eram sua fala, o quadro negro, giz
e apagador, com o intuito de aplicar o conteúdo para os alunos, fazendo-os
memorizar e reproduzir em avaliações, aqui o professor é a figura principal da
escola sendo ele o protagonista. A escola não era inclusiva e o ensino não era
universalizado, hoje a escola abriu portas para a diversidade cultural com a
função social de democratizar e formar cidadãos conscientes capazes de lidar
com a sociedade capitalista. Assim, o papel da escola deve estar de acordo com
os interesses da sociedade atual, no entanto é necessário também adaptar-se a
essas novas atribuições que envolvem todos que atuam na escola.
Sempre que a sociedade defronta-se com
essas mudanças significativas em suas bases sociais, e tecnológicas, novas
atribuições são exigidas da escola. Essas mudanças nos fazem refletir sobre o
processo educativo e continua em uma constante busca pela melhoria da qualidade
da formação docente sendo analítico, experimental, entendendo a tecnologia
avançada referente à educação moderna, visando sempre à necessidade e
interesses dos aprendesses. Essa é uma mudança positiva em relação ao trabalho
docente, mas também há um lado negativo nessas mudanças tecnológicas. Hoje
existem crianças que precisam ter um resgate de valores, os valores que temos
não são o mesmo que vivenciamos tempos atrais. O trabalho do professor fica
muito difícil devido à ausência desses valores, como o respeito, a
responsabilidade e outros, fazendo com que a relação professor e aluno se tornem
negativo.
Não existe o aluno em geral, mas um
aluno vivendo numa sociedade determinada, que faz parte de um grupo social e
cultural determinado, sendo que essas circunstâncias interferem na sua
capacidade de aprender, nos seus valores, atitudes, na sua linguagem e suas
motivações. Um professor que áspera ter uma boa didática necessita aprender a
cada dia como lidar com a subjetividade dos alunos, sua linguagem, suas percepções,
e sua pratica de vida.
Com relação ao processo de
transformação da escola, está claro que a educação passou por várias e
construtivas transformações que envolvem a escola, pais, alunos, professores,
funcionários, e gestores, a fim de que garanta uma formação competente de seus
alunos, dando-os capacidades de tomar decisões fundamentais e resolver
conflitos entre muitas outras competências. Essas modificações deixam de lado a
idéia de que o professor é total responsável pela formação educativa e social do
educando, escola e família têm os mesmos objetivos: fazer a criança se
desenvolver em todos os aspectos e ter sucesso na aprendizagem. As instituições
que conseguiram transformar pais ou responsáveis em parceiros diminuíram os
índices de evasão e de violência e melhoraram o rendimento das turmas de forma
significativa. A atuação da escola deve estar de acordo com os interesses e
necessidades existente na sociedade, de modo que o objetivo final da gestão é a
aprendizagem, efetiva e funcional.
Professora: Andréia de Jesus Cruz
Professora: Andréia de Jesus Cruz
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