Trabalhos Acadêmicos


 Síntese Reflexiva
 Aprender para a vida, parece algo tão simples e espontâneo, e è fundamental para o desenvolvimento saudável do ser humano.
As trança de Bintou é infinitamente flexível, oferecendo escolhas e permitindo liberdade de interpretação. Assim, o objetivo é incentivar os leitores a examinar suas percepções acerca das culturas, crenças e mitos de outros povos, a maioria dos profissionais que trabalham com a educação e o aprendizado de crianças normalmente concorda que o incentivo é importante para o crescimento e o aprendizado da criança. Bintou vivenciou um fato, onde toma a decisão correta lhe proporcionou a possibilidade de realização de algo muito desejado.
Imaginação, aprendizagem e infância viva.
Constatei diversas vezes que as crianças apropriam-se de informações das culturas escolares e do mundo adulto para produzir rotinas inovadoras que elas criam e expandem coletivamente em suas culturas. Tais rotinas quase sempre envolvem diversas formas de criar nas quais as crianças desenvolvem e afiam suas habilidades sociais, linguísticas e interativas, adquirindo uma melhor compreensão dos diversos tipos de conhecimento adulto. Vemos que a fantasia reflete enfaticamente a ação das crianças e a complexidade de sua cultura.
O fato de Bintou ter sonhado que usou tranças e que o sol a seguiu, também viu uma menina sentada no alto de uma arvore passarinhos amarelos e azuis aninhavam em seu cabelo. É importante compreender a pedagogia do criar, enquanto a reflexão, o debate e a pesquisa precisam ser contínuos para que se aproveite todo o seu potencial na aprendizagem das crianças, a experiência de criar deve promover o raciocínio, a resolução de problemas e a exploração.
As crianças precisam tanto do livre fluxo de imaginação para ter iniciativa própria quanto dos desafios das intervenções dos adultos, as pesquisas sobre o criar oferece desafios interessantes e abordagem metodológicas.
As tranças de Bintou nos mostra a diversidade culturais existente no mundo, o mesmo nos revela as culturas dos povos Africanos,povo rico em costumes,història e valores.


Atividade de Natureza e Sociedade
Acolhida: Acolher os alunos, oração, musica, controle de frequência. 
Leitura compartilhada: Conto AS TRANÇAS DE BINTOU;
Roda de Conversa: Direcionada,quais as caractéristicas do povo africano?
 Sequência de atividades: Natureza
Moradia
Metodologia:
Fazer juntamente com a turma uma leitura de figuras do conto,visualizando de maneira mais contudente as fotos da moradia de Bintou;
Desenvolver um mural com fotos das moradias da África,mostrando as desigualdade sócial do continente.

                                            Atividade de Sociedade
Acolhida: Acolher os alunos, oração, musica, controle de frequência. 
Leitura compartilhada: AS TRANÇAS DE BINTOU;
Roda de Conversa: Direcionada
 Roda de Conversa: Apreciação musical
Olhos Coloridos / Sandra de Sá:
Momento do Faz de conta:Vamos viajar para o continente africano e experimenta as delicias da África;
Sequência de atividades: Sociedade
A Familia;
Metodologia:
Solicitar que a turma identifique as pessoas que compoê a família de Bintou,
Descrever as pessoas da família que moram na mesma casa que Bintou;
Organizar a elaboração de um cartaz através de figuras e livros ou revistas para compôr a família de Bintou;
Avaliaçao: Auto –avaliação de forma continua;

                                 
                                     Atividade de Arte e Música
Acolhida: Acolher os alunos, oração, musica, controle de frequência. 
Leitura compartilhada:AS TRANÇAS DE BINTOU;
Roda de Conversa: Informal
Hora da arte:Enfeitar um jardim com flores  de diversas cores,tamanhos e formas;
Sequência de atividades:Arte e Música;
Cantigas acompanhadas com movimentos
Metodologia:
Converse com os alunos sobrea diversidade brasileira,focando que o Brasil conserva vários constumes africanos nas danças, hábitos alimentares...
Apresentar uma cantiga de origem africana juntamente com osmovimentos corporais;
Avaliação de maneira qualitativa;
                                
                                        Atividade de Matemática


Acolhida: Acolher os alunos, oração, musica, controle de frequência. 
Leitura compartilhada:AS TRANÇAS DE BINTOU;
Roda de Conversa: Informal
Sequência de atividades:Matemática;
Aprendendo a Contar
Metodologia:
Apresentar a turma uma boneca com as características de Bintou(boneca confeccionada pelo o professor previamente).
Propor a turma a contagem dos birotes da cabeça de Bintou,em seguida  sugerir aos alunos a gráfia dos números refêrentes ao s números de birotes;
Avaliação de forma continúa;


O FILME FALADO 

         Sabemos que o homem é um ser que se relaciona (social e politicamente) fala trabalha muda o mundo em que vive e a si memo. Mas cada atividade e realizada de forma diferente, ninguém se comunica de maneira igual, há diferença nos gestos, na fala etc. O homem é o único ser que tem aspirações desejos e necessidades, inclusive de compreensão, aceitação e auto-estima, ele sempre buscou satisfazer suas curiosidades e alcançar o conhecimento. Nessa busca, o ser humano é um ser complexo por natureza e marcado pela razão, mas sofrem outras influencias durante sua vida. Quanto melhor entender e dominar essas influências, melhor é o processo de crescimento pessoal.
       Esse autoconhecimento e desenvolvimento pessoal possibilitam uma relação com o mundo ajudando na construção da sociedade. A nossa identidade é constituída no contexto das circunstancia históricas que vivemos a escola que freqüentamos, influenciada por fatores como os sociais, econômicos, políticos e culturais.
A nossa identidade é constituída no contexto  das circunstancia históricas que vivemos.A escola  que  freqüentamos,influenciada por fatores como os sociais, econômicos,políticos,culturais.
      O desejo de compreender os fenômenos cotidianos é uma característica inata da humanidade, ou seja, inerente ao ser humano. Desde seus ancestrais, o homem busca explicações para fenômenos como a chuva, o fogo, os raios, as  tempestades, os trovões, a origem  da vida e do universo.Para sanar o desejo de dominar  a natureza e a curiosidade a respeito destes fatos, nossos antepassados produziram explicações fantásticas para os misteriosos fenômenos da natureza,para  a origem do mundo e para o surgimento do homem. A relação  entre o mito e o cotidiano se faz da constante busca de conhecimento  adquirido e acumulado ao longo do tempo,buscando sempre no dia a dia( no seu fazer,no trabalho e na convivência) respostas para sua existência.
       O sistema de aquisição da linguagem faz emergir e desenvolver o sujeito psicológico humano que dispõe da linguagem e dos símbolos como instrumento. Na medida em que o homem se forma constituindo sua consciência e, através da mediação de signos, incorpora-se a comunidade, internalizando o social. De acordo com o contexto em que o individuo está inserido e a sua maturação biológica, a aquisição da linguagem e do pensamento é mais bem desenvolvida.
     A linguagem é resultado de um sistema simbólico concebido como mediador as trocas do sujeito com o mundo social e físico que a cerca influenciando na formação do pensamento. È também entendida como a que se expressa não por signos lingüísticos, mas por outros signos, seja através da arte, da técnica de representação e de expressão gráfica, da imagem de um tema real ou imaginário  , em suas varias formas e objetivos(lúdico-artístico , cientifico e pedagógico
     A uma compreensão de que há um desenvolvimento individual independentemente da relação social, os significados de um signo se modifica à medida que o sujeito se desenvolve e também  de acordo com as varias formas pelas quais o pensamento funciona. Os signos ajudam o sujeito na necessidade de compreender a construção da consciência
     A linguagem tem um papel decisivo no processo de identificação e localização dos objetos, pois instrumenta o sujeito a focalizar o objeto num conjunto perceptivo e a compará-lo a objetos semelhantes. Segundo Vygotsky as funções psicológicas nascem da atividade cerebral, mas desenvolve-se graças às relações que o sujeito mantém com os membros de sua cultura ao longo da vida mediados por sistemas simbólicos.
    Pouco a pouco vão organizando-se em sistemas simbólicos próprios a grupo social a que pertence o sujeito e mediando sua relação com o meio. Como sistema simbólico comum a todos os grupos sociais, a linguagem tem, portanto, um papel fundamental na constituição do pensamento, pois é ela que possibilita a com ceptualização do real.
  A partir do documento referência do curso de pedagogia “O FILME FALADO”. Conta-nos a historia de uma mãe que leva sua filha ao encontro do pai, e ao decorre da viagem a menina busca resposta para aquilo que ela desconhece, então sua mãe começa a ilustrar e do sentido a essas respostas. Nesse sentido é eloqüente o dialogo entre a mãe e filha.
     O Filme envolve interpretação e reflexão sobre os processos de ensinar e aprender. A linguagem aparece com elementos contraditórios, pois ela é, em primeira instância, a marca de diferenciação e em segunda instância, (quando o processo civilizacional consegue avançar e as pessoas passam a compreender outras línguas que não a sua própria) assinalando a possibilidade de real integração entre as pessoas e realidades culturais diferentes. Essa linguagem implicará em uma postura educacional contribuindo para a formação do sujeito.
  A relação entre mãe e filha destaca a importância da família como construtora do sujeito destacando que a educação começa em casa e que a família tem seu papel na formação educativa e desenvolvimento da criança,fazendo com que ela se entenda como construtor e construído pela sociedade.
Enfim as diferentes formas de entender e interpretar a forma educativa mostrada no filme em referencial pode definir finalidades e objetivos para a prática educativa pautada na inclusão e no respeito à diversidade cultural dos diferentes sujeitos da educação. 


CONSTRUTOR E CONSTRUIDO



O ALUNO DEVE SER CONSIDERADO COMO UM SUJEITO INTERATIVO E ATIVO, DIGO MAIS, A RELAÇAO EDUCADOR E EDUCANDO NÃO DEVE SER UMA RELAÇÃO DE IMPOSIÇÃO E SIM DE COOPERAÇÃO PARA QUE ASSIM SURJA RESPEITO E CRESCIMENTO.
A EDUCAÇÃO NÃO DEVE FICAR A ESPERA DO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DA CRIANÇA, AO CONTRARIO, A FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO É LEVAR O ALUNO ADIANTE, POIS QUANTO MAIS ELE APRENDE MAIS SE DESENVOLVE MENTALMENTE.
O CONHECIMENTO É CONSTRUÍDO NUMA RELAÇÃO DIALETICA, COLOCANDO EM CONTA A IDÉIA DE QUE O CONHECIMENTO PERTENCE AO SUJEITO ANTES QUE ESTE SE RELACIONE COM O MUNDO EXTERNO.
NÓS COMO EDUCADORES TEMOS COMO FUNÇÃO ESPECIFICA POSSIBILITAR O ALUNO A APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTIFICOS, FILOSOFICOS, MATEMÁTICOS DENTRE OUTROS SISTEMATIZADOS AO LONGO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, BEM COM PROPICIAR E ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETENCIAS A PRODUÇÃO DE UM NOVO SABER, PARA QUE ASSIM POSSAM AJUDÁ-LO A COMPREENDER AS RELAÇÕES COMO REQUISITO DO SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO, PARA QUE O ALUNO SE COMPREENDA COMO SUJEITO CONSTRUTOR E CONSTRUÍDO PELA SOCIEDADE AO QUAL ELE PERTENCE E QUE VENHA COMPRENDER AS ENTRELINHAS DAS INJUSTIÇAS SOCIAIS TÃO PRESENTES EM NOSSA SOCIEDADE.
DESSA FORMA ENTEDE-SE QUE NÓS EDUCADORES DESDE O INICIO DA NOSSA JORNADA ACADEMICA, DEVEMOS NOS ASSUMIR, COMO SUJEITOS INERENTES A PRODUÇÃO DO SABER, E ENTENDER QUE, EDUCAR NÃO É TRANSMITIR APENAS CONHECIMENTO E SIM CRIAR AS POSSIBILIDADES PARA A PRODUÇÃO OU A SUA CONSTRUÇÃO TENDO A CERTEZA QUE NÃO CABE AO EDUCADOR TRANSMITIR APENAS CONTEÚDOS ACABADOS, MAS OPORTUNIZAR AO EDUCANDO CONSTRUIR INSTRUMENTOS NECESSARIOS PARA SE SITUAR NO MUNDO COMO SUJEITO PLURAL DOTADO DE VALORES PARA APONTAR SEUS CAMINHOS, PARA PODER EXPANDIR OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS A SUA FORMAÇÃO TANTO PESSOAL COM PROFISSIONAL.
A CRIANÇA COMO TODO SER HUMANO É UM SUJEITO SOCIAL E HISTÓRICO E FAZ PARTE DE UMA ORGANIZAÇÃO FAMILIAR QUE ESTÁ INSCRITA EM UMA SOCIEDADE COM UMA DETERMINADA CULTURA EM UM DETERMINADO MOMENTO HISTÓRICO.
PARA QUE O ALUNO SE COMPREENDA COMO SUJEITO CONSTRUTOR, DEVEM SER APLICADO ATIVIDADES QUE SEJAM PRÓPRIAS DO MUNDO LÚDICO E DO IMAGINÁRIO DA CRIANÇA E QUE COLABORE PARA A FORMAÇÃO DE UMA IDENTIDADE AUTENTICA E RESPALDADA EM VALORES ÉTICOS NECESSÁRIOS AO CIDADÃO CONSCIENTE DO SEU PAPEL NA CONSTRUÇÃO DA SUA HISTÓRIA E DA HISTÓRIA DO OUTRO.
RESGATAR A HISTÓRIA DE VIDA DO ALUNO, TENDO COM FATOR PRIMORDIAL A ELEVAÇÃO DE SUA AUTO-ESTIMA, LEVAR O ALUNO A RECONHECER A EXISTÊNCIA DE DIFERENTES MODO DE SER E VIVER, TANTO NA SOCIEDADE EM QUE VIVE COMO EM OUTRAS CULTURAS.
PROMOVER A COMPREENSÃO DA HISTORIA COMO UM PROCESSO QUE SE CONSTROI, A PARTIR DAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS PELAS PESSOAS, NO TEMPO E NO ESPAÇO CORRETO.
PROPOR SISTEMATICAMENTE BRINCADEIRAS EM GRUPOS, INTEGRANDO OS ALUNOS ATRAVÉS DE CONVERSA EM RODINHAS, A FIM DE POSSIBILITAR O CONHECIMENTO E A APROXIMAÇÃO DAS CRIANÇAS, TRABALHAR A PERCEPÇÃO DO CORPO A PARTIR DE OBSERVAÇÕES SISTEMÁTICAS NO ESPELHO, DO ROSTO, BUSCANDO CONSTRUIR O CONCEITO DO EU E DO OUTRO.
FAZER UM DESENHO DE CORPO INTEIRO, INCENTIVANDO A CRIANÇA A REPRODUZIR A SUA AUTO-IMAGEM PARA ISSO DISPONIBILIZAR A ELAS DIVERSOS MATERIAIS COM TINTA, PINCEIS, PAPEL COLORIDO, BOTÕES, ETC...
PROMOVER MOMENTOS PARA QUE O ALUNO OBSERVE SEU PRÓPRIO ESPAÇO E SE ENGRAXA NA SOCIEDADE COM UM SER CONSTRUTOR E CONSTRUÍDO.





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Olá, eu sou Andréia estou no 3° semestre de Pedagogia na UNOPAR, e amo educar!