Síntese Reflexiva
Aprender para a vida, parece algo
tão simples e espontâneo, e è fundamental para o desenvolvimento saudável do
ser humano.
As trança de Bintou é
infinitamente flexível, oferecendo escolhas e permitindo liberdade de
interpretação. Assim, o objetivo é incentivar os leitores a examinar suas
percepções acerca das culturas, crenças e mitos de outros povos, a maioria dos
profissionais que trabalham com a educação e o aprendizado de crianças
normalmente concorda que o incentivo é importante para o crescimento e o
aprendizado da criança. Bintou vivenciou um fato, onde toma a decisão correta
lhe proporcionou a possibilidade de realização de algo muito desejado.
Imaginação, aprendizagem e
infância viva.
Constatei diversas vezes
que as crianças apropriam-se de informações das culturas escolares e do mundo
adulto para produzir rotinas inovadoras que elas criam e expandem coletivamente
em suas culturas. Tais rotinas quase sempre envolvem diversas formas de criar
nas quais as crianças desenvolvem e afiam suas habilidades sociais, linguísticas
e interativas, adquirindo uma melhor compreensão dos diversos tipos de conhecimento
adulto. Vemos que a fantasia reflete enfaticamente a ação das crianças e a
complexidade de sua cultura.
O fato de Bintou ter
sonhado que usou tranças e que o sol a seguiu, também viu uma menina sentada no
alto de uma arvore passarinhos amarelos e azuis aninhavam em seu cabelo. É
importante compreender a pedagogia do criar, enquanto a reflexão, o debate e a
pesquisa precisam ser contínuos para que se aproveite todo o seu potencial na
aprendizagem das crianças, a experiência de criar deve promover o raciocínio, a
resolução de problemas e a exploração.
As crianças precisam tanto
do livre fluxo de imaginação para ter iniciativa própria quanto dos desafios
das intervenções dos adultos, as pesquisas sobre o criar oferece desafios
interessantes e abordagem metodológicas.
As tranças de Bintou nos
mostra a diversidade culturais existente no mundo, o mesmo nos revela as
culturas dos povos Africanos,povo rico em costumes,història e valores.
Atividade de Natureza e Sociedade
Acolhida: Acolher os alunos,
oração, musica, controle de frequência.
Leitura compartilhada: Conto
AS TRANÇAS DE BINTOU;
Roda de Conversa: Direcionada,quais
as caractéristicas do povo africano?
Sequência de atividades: Natureza
Moradia
Metodologia:
Fazer juntamente com a turma uma leitura de figuras do
conto,visualizando de maneira mais contudente as fotos da moradia de Bintou;
Desenvolver um mural com fotos das moradias da
África,mostrando as desigualdade sócial do continente.
Atividade de Sociedade
Acolhida: Acolher os alunos,
oração, musica, controle de frequência.
Leitura compartilhada: AS
TRANÇAS DE BINTOU;
Roda de Conversa:
Direcionada
Roda de Conversa: Apreciação musical
Olhos Coloridos / Sandra de Sá:
Momento do Faz
de conta:Vamos viajar para o
continente africano e experimenta as delicias da África;
Sequência de
atividades: Sociedade
A Familia;
Metodologia:
Solicitar que a
turma identifique as pessoas que compoê a família de Bintou,
Descrever as pessoas da família que moram na mesma
casa que Bintou;
Organizar a elaboração de um cartaz através de figuras
e livros ou revistas para compôr a família de Bintou;
Avaliaçao: Auto –avaliação de forma continua;
Atividade de Arte e Música
Acolhida: Acolher os alunos,
oração, musica, controle de frequência.
Leitura compartilhada:AS
TRANÇAS DE BINTOU;
Roda de Conversa: Informal
Hora da arte:Enfeitar um
jardim com flores de diversas
cores,tamanhos e formas;
Sequência de atividades:Arte
e Música;
Cantigas acompanhadas com
movimentos
Metodologia:
Converse com os alunos sobrea diversidade brasileira,focando
que o Brasil conserva vários constumes africanos nas danças, hábitos
alimentares...
Apresentar uma cantiga de origem africana juntamente
com osmovimentos corporais;
Avaliação de
maneira qualitativa;
Atividade de Matemática
Acolhida: Acolher os alunos,
oração, musica, controle de frequência.
Leitura compartilhada:AS
TRANÇAS DE BINTOU;
Roda de Conversa: Informal
Sequência de atividades:Matemática;
Aprendendo a Contar
Metodologia:
Apresentar a turma uma
boneca com as características de Bintou(boneca confeccionada pelo o professor previamente).
Propor a turma a contagem
dos birotes da cabeça de Bintou,em seguida
sugerir aos alunos a gráfia dos números refêrentes ao s números de
birotes;
Avaliação de forma continúa;
Sabemos que o homem é um ser que
se relaciona (social e politicamente) fala trabalha muda o mundo em que vive e
a si memo. Mas cada atividade e realizada de forma diferente, ninguém se
comunica de maneira igual, há diferença nos gestos, na fala etc. O homem é o
único ser que tem aspirações desejos e necessidades, inclusive de compreensão,
aceitação e auto-estima, ele sempre buscou satisfazer suas curiosidades e
alcançar o conhecimento. Nessa busca, o ser humano é um ser complexo por
natureza e marcado pela razão, mas sofrem outras influencias durante sua vida.
Quanto melhor entender e dominar essas influências, melhor é o processo de
crescimento pessoal.
Esse autoconhecimento e desenvolvimento
pessoal possibilitam uma relação com o mundo ajudando na construção da
sociedade. A nossa identidade é constituída no contexto das circunstancia
históricas que vivemos a escola que freqüentamos, influenciada por fatores como
os sociais, econômicos, políticos e culturais.
A
nossa identidade é constituída no contexto
das circunstancia históricas que vivemos.A escola que
freqüentamos,influenciada por fatores como os sociais,
econômicos,políticos,culturais.
O
desejo de compreender os fenômenos cotidianos é uma característica inata da
humanidade, ou seja, inerente ao ser humano. Desde seus ancestrais, o homem
busca explicações para fenômenos como a chuva, o fogo, os raios, as tempestades, os trovões, a origem da vida e do universo.Para sanar o desejo de
dominar a natureza e a curiosidade a
respeito destes fatos, nossos antepassados produziram explicações fantásticas
para os misteriosos fenômenos da natureza,para
a origem do mundo e para o surgimento do homem. A relação entre o mito e o cotidiano se faz da
constante busca de conhecimento
adquirido e acumulado ao longo do tempo,buscando sempre no dia a dia( no
seu fazer,no trabalho e na convivência) respostas para sua existência.
O sistema de aquisição da linguagem faz
emergir e desenvolver o sujeito psicológico humano que dispõe da linguagem e
dos símbolos como instrumento. Na medida em que o homem se forma constituindo
sua consciência e, através da mediação de signos, incorpora-se a comunidade,
internalizando o social. De acordo com o contexto em que o individuo está
inserido e a sua maturação biológica, a aquisição da linguagem e do pensamento
é mais bem desenvolvida.
A linguagem é resultado de um sistema
simbólico concebido como mediador as trocas do sujeito com o mundo social e
físico que a cerca influenciando na formação do pensamento. È também entendida
como a que se expressa não por signos lingüísticos, mas por outros signos, seja
através da arte, da técnica de representação e de expressão gráfica, da imagem
de um tema real ou imaginário , em suas
varias formas e objetivos(lúdico-artístico , cientifico e pedagógico
A uma compreensão de que há um
desenvolvimento individual independentemente da relação social, os significados
de um signo se modifica à medida que o sujeito se desenvolve e também de acordo com as varias formas pelas quais o
pensamento funciona. Os signos ajudam o sujeito na necessidade de compreender a
construção da consciência
A linguagem tem um papel decisivo no processo
de identificação e localização dos objetos, pois instrumenta o sujeito a
focalizar o objeto num conjunto perceptivo e a compará-lo a objetos
semelhantes. Segundo Vygotsky as funções psicológicas nascem da atividade
cerebral, mas desenvolve-se graças às relações que o sujeito mantém com os
membros de sua cultura ao longo da vida mediados por sistemas simbólicos.
Pouco a pouco vão organizando-se em
sistemas simbólicos próprios a grupo social a que pertence o sujeito e mediando
sua relação com o meio. Como sistema simbólico comum a todos os grupos sociais,
a linguagem tem, portanto, um papel fundamental na constituição do pensamento,
pois é ela que possibilita a com ceptualização do real.
A partir do documento referência do curso de
pedagogia “O FILME FALADO”. Conta-nos a historia de uma mãe que leva sua filha
ao encontro do pai, e ao decorre da viagem a menina busca resposta para aquilo que
ela desconhece, então sua mãe começa a ilustrar e do sentido a essas respostas.
Nesse sentido é eloqüente o dialogo entre a mãe e filha.
O Filme envolve interpretação e reflexão
sobre os processos de ensinar e aprender. A linguagem aparece com elementos
contraditórios, pois ela é, em primeira instância, a marca de diferenciação e
em segunda instância, (quando o processo civilizacional consegue avançar e as
pessoas passam a compreender outras línguas que não a sua própria) assinalando
a possibilidade de real integração entre as pessoas e realidades culturais
diferentes. Essa linguagem implicará em uma postura educacional contribuindo
para a formação do sujeito.
A relação entre mãe e filha destaca a
importância da família como construtora do sujeito destacando que a educação
começa em casa e que a família tem seu papel na formação educativa e
desenvolvimento da criança,fazendo com que ela se entenda como construtor e
construído pela sociedade.
Enfim
as diferentes formas de entender e interpretar a forma educativa mostrada no
filme em referencial pode definir finalidades e objetivos para a prática
educativa pautada na inclusão e no respeito à diversidade cultural dos
diferentes sujeitos da educação.
CONSTRUTOR E
CONSTRUIDO
O ALUNO DEVE SER CONSIDERADO COMO UM SUJEITO INTERATIVO E ATIVO, DIGO
MAIS, A RELAÇAO EDUCADOR E EDUCANDO NÃO DEVE SER UMA RELAÇÃO DE IMPOSIÇÃO E SIM
DE COOPERAÇÃO PARA QUE ASSIM SURJA RESPEITO E CRESCIMENTO.
A EDUCAÇÃO NÃO DEVE FICAR A ESPERA DO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DA
CRIANÇA, AO CONTRARIO, A FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO É LEVAR O ALUNO ADIANTE, POIS
QUANTO MAIS ELE APRENDE MAIS SE DESENVOLVE MENTALMENTE.
O CONHECIMENTO É CONSTRUÍDO NUMA RELAÇÃO DIALETICA, COLOCANDO EM CONTA A
IDÉIA DE QUE O CONHECIMENTO PERTENCE AO SUJEITO ANTES QUE ESTE SE RELACIONE COM
O MUNDO EXTERNO.
NÓS COMO EDUCADORES TEMOS COMO FUNÇÃO ESPECIFICA POSSIBILITAR O ALUNO A
APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTIFICOS, FILOSOFICOS, MATEMÁTICOS DENTRE
OUTROS SISTEMATIZADOS AO LONGO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, BEM COM PROPICIAR E
ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETENCIAS A PRODUÇÃO DE UM NOVO
SABER, PARA QUE ASSIM POSSAM AJUDÁ-LO A COMPREENDER AS RELAÇÕES COMO REQUISITO
DO SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO, PARA QUE O ALUNO SE COMPREENDA COMO SUJEITO
CONSTRUTOR E CONSTRUÍDO PELA SOCIEDADE AO QUAL ELE PERTENCE E QUE VENHA
COMPRENDER AS ENTRELINHAS DAS INJUSTIÇAS SOCIAIS TÃO PRESENTES EM NOSSA
SOCIEDADE.
DESSA FORMA ENTEDE-SE QUE NÓS EDUCADORES DESDE O INICIO DA NOSSA JORNADA
ACADEMICA, DEVEMOS NOS ASSUMIR, COMO SUJEITOS INERENTES A PRODUÇÃO DO SABER, E
ENTENDER QUE, EDUCAR NÃO É TRANSMITIR APENAS CONHECIMENTO E SIM CRIAR AS
POSSIBILIDADES PARA A PRODUÇÃO OU A SUA CONSTRUÇÃO TENDO A CERTEZA QUE NÃO CABE
AO EDUCADOR TRANSMITIR APENAS CONTEÚDOS ACABADOS, MAS OPORTUNIZAR AO EDUCANDO
CONSTRUIR INSTRUMENTOS NECESSARIOS PARA SE SITUAR NO MUNDO COMO SUJEITO PLURAL
DOTADO DE VALORES PARA APONTAR SEUS CAMINHOS, PARA PODER EXPANDIR OS
CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS A SUA FORMAÇÃO TANTO PESSOAL COM PROFISSIONAL.
A CRIANÇA COMO TODO SER HUMANO É UM SUJEITO SOCIAL E HISTÓRICO E FAZ
PARTE DE UMA ORGANIZAÇÃO FAMILIAR QUE ESTÁ INSCRITA EM UMA SOCIEDADE COM UMA
DETERMINADA CULTURA EM UM DETERMINADO MOMENTO HISTÓRICO.
PARA QUE O ALUNO SE COMPREENDA COMO SUJEITO CONSTRUTOR, DEVEM SER
APLICADO ATIVIDADES QUE SEJAM PRÓPRIAS DO MUNDO LÚDICO E DO IMAGINÁRIO DA
CRIANÇA E QUE COLABORE PARA A FORMAÇÃO DE UMA IDENTIDADE AUTENTICA E RESPALDADA
EM VALORES ÉTICOS NECESSÁRIOS AO CIDADÃO CONSCIENTE DO SEU PAPEL NA CONSTRUÇÃO
DA SUA HISTÓRIA E DA HISTÓRIA DO OUTRO.
RESGATAR A HISTÓRIA DE VIDA DO ALUNO, TENDO COM FATOR PRIMORDIAL A
ELEVAÇÃO DE SUA AUTO-ESTIMA, LEVAR O ALUNO A RECONHECER A EXISTÊNCIA DE
DIFERENTES MODO DE SER E VIVER, TANTO NA SOCIEDADE EM QUE VIVE COMO EM OUTRAS
CULTURAS.
PROMOVER A COMPREENSÃO DA HISTORIA COMO UM PROCESSO QUE SE CONSTROI, A
PARTIR DAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS PELAS PESSOAS, NO TEMPO E NO ESPAÇO CORRETO.
PROPOR SISTEMATICAMENTE BRINCADEIRAS EM GRUPOS, INTEGRANDO OS ALUNOS ATRAVÉS DE CONVERSA EM RODINHAS, A FIM DE POSSIBILITAR O CONHECIMENTO E A
APROXIMAÇÃO DAS CRIANÇAS, TRABALHAR A PERCEPÇÃO DO CORPO A PARTIR DE OBSERVAÇÕES SISTEMÁTICAS NO ESPELHO, DO ROSTO, BUSCANDO CONSTRUIR O CONCEITO DO EU E DO
OUTRO.
FAZER UM DESENHO DE CORPO INTEIRO, INCENTIVANDO A CRIANÇA A REPRODUZIR A
SUA AUTO-IMAGEM PARA ISSO DISPONIBILIZAR A ELAS DIVERSOS MATERIAIS COM TINTA,
PINCEIS, PAPEL COLORIDO, BOTÕES, ETC...
PROMOVER MOMENTOS PARA QUE O ALUNO OBSERVE SEU PRÓPRIO ESPAÇO E SE ENGRAXA NA SOCIEDADE COM UM SER CONSTRUTOR E CONSTRUÍDO.
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