O IDEB NAS ESCOLAS PÚBLICAS

O IDEB NAS ESCOLAS PÚBLICAS

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do IDEB e em taxas de aprovação. Assim, para que o IDEB de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.
Para que os pais e responsáveis acompanhem o desenvolvimento da escola de seus filhos, basta verificar o IDEB da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.
O Índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente a qualidade de ensino em países desenvolvidos.
A unidade escolar é o lugar onde é concretizado o objetivo máximo do sistema educacional, no qual as metas governamentais são atingidas, ou não, em que as políticas educacionais são realizadas conforme o previsto, ou sofrem distorções (SILVA, 1996).
A escola é o lugar que representa a esperança, o desejo humano de aperfeiçoar-se, de mudar, de fazer-se e promover-se o integralmente, o “lugar social no qual a expectativa de mudança é o traço mais marcante” (SILVA, 1996, p.52).
De acordo com os indicadores de qualidade na gestão/Ação educativa desenvolvido pelo Fundo das Nações Unidas para a infância (Unicef), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Inep/MEC com base no conceito utilizado pela Fundescola (p. 41, 2004):
“Ambientes escolares de qualidade são espaços educativos organizados, limpos, arejados, agradáveis, cuidados, com flores e árvores, móveis, equipamentos e materiais didáticos adequados à realidade da escola, com recursos que permitam a prestação de serviços de qualidade aos alunos, além de boas condições de trabalho aos professores, diretores, funcionários em geral”.
Nas escolas onde foram realizadas as pesquisas a meta para o ensino fundamental em seus anos iniciais (do 1° ao 5° ano) era de 4.3 e a meta para ser alcançada nos anos finais (do 6° ao 9° ano) era 3.4 e as escolas alcançaram (4.5 , 3.5) e (4.4, 3.5). É o que mostra resultados do IDEB. Os resultados que foram obtidos faziam parte da meta de cada uma das escolas, como afirma a gestora “Nós temos que levar os nossos alunos cada vez mais longe, e nossa meta com instituição de ensino era e sempre será a melhor”.
Para avaliar os alunos, a saber, se estavam tendo bons resultados e identificar possíveis dificuldades nas disciplinas de português e matemática foi realizado nas escolas em questão pequenos simulado por unidade, com um trabalho sistemático e bem articulado entre gestores, professores, alunos e familiares para uma boa preparação para prova.  
Nos casos onde o resultado não foi satisfatório os gestores juntamente com toda a equipe pedagógica, professores e com o apoio e auxilio dos pais, realizaram algumas propostas de intervenções como: Reforço nas disciplinas, projeto de leitura, Construção do projeto politico-pedagógico: Chá literário.
O IDEB é o ponto de apoio para apontar as dificuldades de cada educando e ajudar a escola a desenvolver sua proposta, assim a realização do trabalho educativo da escola pode ser satisfatória tanto para a equipe pedagógica quanto para os a família, que são o apoio da equipe docente.
Os educadores enquanto profissionais da educação tem uma função muito importante, ele deve oportunizar meios para que a educação de qualidade faça parte de qualquer ambiente escolar, tornando-se uma realidade para todos, não apenas para aqueles educandos da rede particular de ensino. “A educação é um direito de todos”.

A escola é o lugar que representa a esperança, o desejo humano de aperfeiçoar-se, de mudar, de fazer-se e promover-se o integralmente, o “lugar social no qual a expectativa de mudança é o traço mais marcante” (SILVA, 1996, p.52).

Professora: Andréia de Jesus

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Olá, eu sou Andréia estou no 3° semestre de Pedagogia na UNOPAR, e amo educar!