O IDEB NAS ESCOLAS PÚBLICAS
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007
para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é
calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do IDEB e em taxas
de aprovação. Assim, para que o IDEB de uma escola ou rede cresça é preciso que
o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.
Para que os pais e responsáveis acompanhem o desenvolvimento da escola
de seus filhos, basta verificar o IDEB da instituição, que é apresentado numa
escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham trabalho das
secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.
O Índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir
do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 –
correspondente a qualidade de ensino em países desenvolvidos.
A unidade escolar é o lugar onde é concretizado o objetivo máximo do
sistema educacional, no qual as metas governamentais são atingidas, ou não, em que
as políticas educacionais são realizadas conforme o previsto, ou sofrem
distorções (SILVA, 1996).
A escola é o lugar que representa a esperança, o desejo humano de
aperfeiçoar-se, de mudar, de fazer-se e promover-se o integralmente, o “lugar
social no qual a expectativa de mudança é o traço mais marcante” (SILVA, 1996,
p.52).
De acordo com os indicadores de qualidade na gestão/Ação educativa
desenvolvido pelo Fundo das Nações Unidas para a infância (Unicef), Programa
das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Inep/MEC com base no conceito
utilizado pela Fundescola (p. 41, 2004):
“Ambientes escolares de qualidade são
espaços educativos organizados, limpos, arejados, agradáveis, cuidados, com
flores e árvores, móveis, equipamentos e materiais didáticos adequados à
realidade da escola, com recursos que permitam a prestação de serviços de
qualidade aos alunos, além de boas condições de trabalho aos professores,
diretores, funcionários em geral”.
Nas escolas onde foram realizadas as pesquisas a meta para o ensino
fundamental em seus anos iniciais (do 1° ao 5° ano) era de 4.3 e a meta para
ser alcançada nos anos finais (do 6° ao 9° ano) era 3.4 e as escolas alcançaram
(4.5 , 3.5) e (4.4, 3.5). É o que mostra resultados do IDEB. Os resultados que
foram obtidos faziam parte da meta de cada uma das escolas, como afirma a
gestora “Nós temos que levar os nossos alunos cada vez mais longe, e nossa meta
com instituição de ensino era e sempre será a melhor”.
Para avaliar os alunos, a saber, se estavam tendo bons resultados e
identificar possíveis dificuldades nas disciplinas de português e matemática
foi realizado nas escolas em questão pequenos simulado por unidade, com um
trabalho sistemático e bem articulado entre gestores, professores, alunos e
familiares para uma boa preparação para prova.
Nos casos onde o resultado não foi satisfatório os gestores juntamente
com toda a equipe pedagógica, professores e com o apoio e auxilio dos pais,
realizaram algumas propostas de intervenções como: Reforço nas disciplinas,
projeto de leitura, Construção do projeto politico-pedagógico: Chá literário.
O IDEB é o ponto de apoio para apontar as dificuldades de cada educando
e ajudar a escola a desenvolver sua proposta, assim a realização do trabalho
educativo da escola pode ser satisfatória tanto para a equipe pedagógica quanto
para os a família, que são o apoio da equipe docente.
Os educadores enquanto profissionais da educação tem uma função muito
importante, ele deve oportunizar meios para que a educação de qualidade faça
parte de qualquer ambiente escolar, tornando-se uma realidade para todos, não
apenas para aqueles educandos da rede particular de ensino. “A educação é um
direito de todos”.
A escola é o lugar que representa a esperança, o desejo humano de
aperfeiçoar-se, de mudar, de fazer-se e promover-se o integralmente, o “lugar
social no qual a expectativa de mudança é o traço mais marcante” (SILVA, 1996,
p.52).
Professora: Andréia de Jesus
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