DIVERSIDADE
Segundo fontes o termo diversidade diz respeito variedade e convivência de ideias variáveis em torno de um assunto concreto de faculdade, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente.
A ideia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. E, muitas vezes, também, pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intersecção de diferenças, ou ainda, na tolerância mútua.
Desse modo a diversidade abrange e esta presente em todos os aspectos, sejam eles sociais, políticos e principalmente educacional, afinal a escola tem um o papel de ser mediadora do conhecimento; esclarecendo e quebrando paradigmas que surgem a respeito de temas importantes e muitas não tão aceitos pela sociedade. Em sequencia segue as etapas da diversidade.
DIVERSIDADE HISTORICA
A baixo a uma descrição breve da importância e da atuação da diversidade no Brasil.
Sabe-se que o Brasil é um país de rica diversidade étnica e cultural, embora muitos ainda tenham dificuldade em reconhecer tal situação, quando não a desconhecem quase que completamente. A sociedade brasileira tem, em sua composição, diferentes matrizes étnicas e dentre elas podem ser citados os negros, os migrantes de diversas procedências e os indígenas. Ou seja, eles fazem parte da historia e devem ser lembrados com respeito e igualdade para que fortaleça o conhecimento e a valorização da diversidade histórica em nosso país.
A diversidade histórica mostra através dos rostos que somos diferentes apenas o exterior, mas que no interior de cada um de nós há propósitos comuns viver, realizar e fazer história por toda geração.
DIVERSIDADE LINGUISTICA
De acordo fontes a diversidade refere-se à abundância de coisas diferentes, à variedade e à diferença. A linguística, por sua vez, é aquilo que pertence ou que está relacionado com a linguagem (o sistema de comunicação que nos permite abstrair e comunicar conceitos) ou com a língua (o sistema de comunicação verbal próprio dos seres humanos).
A diversidade linguística, neste caso, está relacionada com a existência e a convivência de línguas diferentes. O conceito defende o respeito por todas as línguas e promove a preservação daquelas que se encontram em vias de extinção por falta de falantes.
Uma língua desaparece quando morre o último integrante do grupo social que a fala. Nestes casos, falha a transmissão de geração para geração através da qual os pais ensinam a língua materna aos seus filhos. O desaparecimento da língua implica uma perda importantíssima e irrecuperável de conhecimentos: por isso, a diversidade linguística é igualmente relevante.
Neste sentido fica evidente a importância da aceitação do novo e do diferente, pois a linguagem varia devido à cultura, região e ensinamentos. Mas independentemente da evolução social jamais as diversificação linguísticas deixarão de ser fundamental para a formação histórica da sociedade. As figuras abaixo mostram um pouco dessa variação da língua independe de classe social idade ou nível de escolaridade, ou seja, cada indivíduo adapta ao seu linguajar e mesmo com as diferenças ainda é possível que haja compreensão da língua.
DIVERSIDADE CULTURAL
A diversidade cultural são diferenças culturais que existem entre o ser humano. Há vários tipos, tais como: a linguagem, danças, vestuário, religião e outras tradições como a organização da sociedade. A diversidade cultural é algo associado à dinâmica do processo associativo. O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de ideias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um termo com várias acepções, em diferentes níveis de profundidade e diferente especificidade. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e "preenchem" a sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.
Desta forma, a diversidade é como uma verdadeira identidade de um povo onde através de suas crenças, religiões, vestes e comportamentos se demonstram e defendem sua cultura.
É ESSA DIVERSIDADE QUE COMPÕE E FORTALECE O MUNDO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário