A função da escola e o papel do
professor
No
decorrer da história, vimos as grandes transformações que passou a educação;
nem sempre a educação foi vista como atualmente.
Cada
vez mais o professor passa a ter um papel muito importante para a educação,
tendo como objetivo de formar o indivíduo e desenvolver a sua capacidade de
aprender.
A
palavra professor, que significa “aquele que traz a luz”, é aquele que tira o
indivíduo da ignorância, e nesse conceito, não houve mudança, independente da
forma de ensinar ou avaliar; o professor em toda a história sempre iluminou o
indivíduo, à luz do saber.
O verdadeiro objetivo do professor sempre foi o de transmitir
o saber, e assim seus alunos aprendam da melhor forma possível.
No universo escolar encontraremos vários tipos de professor e
diversos tipos de ensino, tais como: professores tradicionais e professores
atualizados, os progressistas.
Os professores tradicionais geralmente são aqueles que usam
um ensino mecânico (conhecido popularmente como “decoreba”), onde o aluno logo
esquece, pois não apreendeu e fica despreparado para lidar com novas situações.
O professor atualizado é aquele que é mais amoroso, respeita
mais seus alunos, têm mais diálogo, aplica mais estudos dirigidos, mas na hora
de ter se resultados, cai na mesma cobrança de atividade de memorização e
repetições de fórmulas, fazendo com apesar de algum avanço, não incita seu
aluno a ser independente e criativo em seus conceitos.
A diferença entre os métodos de ensino
Começando do método tradicional, nesse método de ensino o
professor transmite seus conhecimentos a um grupo de alunos menos instruídos,
não há comunicação entre o professor e o aluno, e a evolução da aprendizagem é
analisada regularmente através de testes elaborados pelo professor.
O professor assume que os objetivos por ele estabelecidos
podem ser alcançados, e para isso, a matéria é dividida em “unidades” que por
sua vez são transmitidas individualmente aos alunos.
Mas esta metodologia gera a insistência na imitação,
obediência, repetição e controle; conduz a negligência das capacidades
criativas, fazendo do aluno apenas um ser em que repete mecanicamente o que
ouve.
Nesse método de ensino, o tradicional, utiliza-se apenas uma
pequena parte da capacidade de aprendizagem humana; nas aulas tradicionais os
alunos esforçam-se por assimilar a matéria dada pelo professor e tentar
calcular o que o professor espera dele (aluno).
Como funciona uma sala de aula tradicional
·
O professor vê os alunos como meros aprendizes;
·
O professor determina o conteúdo e o objetivo da
aula, tendo ele todo o controle da situação em sala;
·
Os alunos são motivados por algo exterior, como
por exemplo, o próprio professor;
·
Os conteúdos são subdivididos em pequenas
unidades de modo a facilitar a aprendizagem;
·
Assume- se que cada aluno é capaz de aprender a
mesma matéria dentro do mesmo espaço de tempo e velocidade idêntica;
·
Cada aluno aprende por si e para si;
·
O mesmo conhecimento é repassado a todos;
·
O professor fornece resposta – modelo (solução
orientada)
·
Aprender para os testes é na maior parte das
vezes apenas “sucesso” em curto prazo;
·
O professor fala, e os alunos apenas ouvem.
Tratando- se do método histórico ou construtivista, os alunos
são vistos como seres holísticos, isto é, acredita-se que além de possuírem uma
dimensão mental, também possuem uma dimensão mental e física.
Os alunos nesse método também traçam seus objetivos e conteúdos
dentro do âmbito do assunto da aula; o professor aqui aconselha e questiona,
mas dando-lhes espaço de manobra.
Nessas aulas, os alunos são na maioria das vezes motivados
intrinsecamente e são confrontados com a situação real complexa e têm de
encontrar uma posição adequada para si mesmo, construindo seus próprios métodos
para obterem conhecimento; e para isso constroem a sua própria interpretação da
disciplina, e a aprendizagem funciona em grupo.
O professor aqui encoraja o diálogo entre os alunos, ensina a
aprender para que esse conhecimento seja duradouro e o confronta com questões
que os motiva a encontrar suas próprias respostas (problemas orientados)
O professor neste método é o mediador que leva o aluno a
despertar para o aprendizado, colocando o como peça importante e fundamental.
Diante destas informações, fica fácil definir-se os métodos,
pois quando se pensa em método tradicional, será visualizado alguém que se
intitula ou é intitulado “dono do saber”, unicamente passando e cobrando
informações.
Já no construtivista visualiza-se uma sala de aula onde o
aluno é respeitado não somente no âmbito mental, mas também no físico e
emocional, sendo motivado e aguçado a verdadeiramente aprender.
Mudanças vêm acontecendo desde a idade média, onde as
universidades passam a ser algo importante na vida social do indivíduo; e se
fortalece na modernidade, onde as duas instituições educativas vêm redefinir e
reorganizar o que é a família e a escola. A criança sai da margem da sociedade
e aparece como ser social e agora se preocupa com sua educação. O colégio ganha
uma nova organização física onde sua estrutura passa a ser para fins de ensino,
com salas divididas por idade e por aprendizagem, chegando até os dias atuais
mudando alguns métodos de ensino e respeitando a sociedade em que se vive e a
sua evolução; e em todo o tempo da história a educação organizou-se de acordo
com as necessidades da sociedade e daquela época específica.
Sendo assim, fica claro que as mudanças ainda estão
acontecendo, pois a evolução do ser humano e o seu conhecimento e aprendizado
não para, mas se adquire em todo o decorrer da história.
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