A função da escola e o papel do professor

A função da escola e o papel do professor

                        No decorrer da história, vimos as grandes transformações que passou a educação; nem sempre a educação foi vista como atualmente.

                        Cada vez mais o professor passa a ter um papel muito importante para a educação, tendo como objetivo de formar o indivíduo e desenvolver a sua capacidade de aprender.

                        A palavra professor, que significa “aquele que traz a luz”, é aquele que tira o indivíduo da ignorância, e nesse conceito, não houve mudança, independente da forma de ensinar ou avaliar; o professor em toda a história sempre iluminou o indivíduo, à luz do saber.

O verdadeiro objetivo do professor sempre foi o de transmitir o saber, e assim seus alunos aprendam da melhor forma possível.
No universo escolar encontraremos vários tipos de professor e diversos tipos de ensino, tais como: professores tradicionais e professores atualizados, os progressistas.
Os professores tradicionais geralmente são aqueles que usam um ensino mecânico (conhecido popularmente como “decoreba”), onde o aluno logo esquece, pois não apreendeu e fica despreparado para lidar com novas situações.
O professor atualizado é aquele que é mais amoroso, respeita mais seus alunos, têm mais diálogo, aplica mais estudos dirigidos, mas na hora de ter se resultados, cai na mesma cobrança de atividade de memorização e repetições de fórmulas, fazendo com apesar de algum avanço, não incita seu aluno a ser independente e criativo em seus conceitos.

  A diferença entre os métodos de ensino

Começando do método tradicional, nesse método de ensino o professor transmite seus conhecimentos a um grupo de alunos menos instruídos, não há comunicação entre o professor e o aluno, e a evolução da aprendizagem é analisada regularmente através de testes elaborados pelo professor.
O professor assume que os objetivos por ele estabelecidos podem ser alcançados, e para isso, a matéria é dividida em “unidades” que por sua vez são transmitidas individualmente aos alunos.
Mas esta metodologia gera a insistência na imitação, obediência, repetição e controle; conduz a negligência das capacidades criativas, fazendo do aluno apenas um ser em que repete mecanicamente o que ouve.
Nesse método de ensino, o tradicional, utiliza-se apenas uma pequena parte da capacidade de aprendizagem humana; nas aulas tradicionais os alunos esforçam-se por assimilar a matéria dada pelo professor e tentar calcular o que o professor espera dele (aluno).


 Como funciona uma sala de aula tradicional

·         O professor vê os alunos como meros aprendizes;
·         O professor determina o conteúdo e o objetivo da aula, tendo ele todo o controle da situação em sala;
·         Os alunos são motivados por algo exterior, como por exemplo, o próprio professor;
·         Os conteúdos são subdivididos em pequenas unidades de modo a facilitar a aprendizagem;
·         Assume- se que cada aluno é capaz de aprender a mesma matéria dentro do mesmo espaço de tempo e velocidade idêntica;
·         Cada aluno aprende por si e para si;
·         O mesmo conhecimento é repassado a todos;
·         O professor fornece resposta – modelo (solução orientada)
·         Aprender para os testes é na maior parte das vezes apenas “sucesso” em curto prazo;
·         O professor fala, e os alunos apenas ouvem.

Tratando- se do método histórico ou construtivista, os alunos são vistos como seres holísticos, isto é, acredita-se que além de possuírem uma dimensão mental, também possuem uma dimensão mental e física.
Os alunos nesse método também traçam seus objetivos e conteúdos dentro do âmbito do assunto da aula; o professor aqui aconselha e questiona, mas dando-lhes espaço de manobra.
Nessas aulas, os alunos são na maioria das vezes motivados intrinsecamente e são confrontados com a situação real complexa e têm de encontrar uma posição adequada para si mesmo, construindo seus próprios métodos para obterem conhecimento; e para isso constroem a sua própria interpretação da disciplina, e a aprendizagem funciona em grupo.
O professor aqui encoraja o diálogo entre os alunos, ensina a aprender para que esse conhecimento seja duradouro e o confronta com questões que os motiva a encontrar suas próprias respostas (problemas orientados)
O professor neste método é o mediador que leva o aluno a despertar para o aprendizado, colocando o como peça importante e fundamental.
Diante destas informações, fica fácil definir-se os métodos, pois quando se pensa em método tradicional, será visualizado alguém que se intitula ou é intitulado “dono do saber”, unicamente passando e cobrando informações.
Já no construtivista visualiza-se uma sala de aula onde o aluno é respeitado não somente no âmbito mental, mas também no físico e emocional, sendo motivado e aguçado a verdadeiramente aprender.                                                                                                                                                                          
 COMO AS MUDANÇAS OCORRERAM

Mudanças vêm acontecendo desde a idade média, onde as universidades passam a ser algo importante na vida social do indivíduo; e se fortalece na modernidade, onde as duas instituições educativas vêm redefinir e reorganizar o que é a família e a escola. A criança sai da margem da sociedade e aparece como ser social e agora se preocupa com sua educação. O colégio ganha uma nova organização física onde sua estrutura passa a ser para fins de ensino, com salas divididas por idade e por aprendizagem, chegando até os dias atuais mudando alguns métodos de ensino e respeitando a sociedade em que se vive e a sua evolução; e em todo o tempo da história a educação organizou-se de acordo com as necessidades da sociedade e daquela época específica.
Sendo assim, fica claro que as mudanças ainda estão acontecendo, pois a evolução do ser humano e o seu conhecimento e aprendizado não para, mas se adquire em todo o decorrer da história.


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Olá, eu sou Andréia estou no 3° semestre de Pedagogia na UNOPAR, e amo educar!