Projetos Escolares

PROJETO: Reciclar é preciso DURAÇÃO: duas semanas. Duas aulas na primeira semana e duas aulas na segunda semana, ao final de todas as atividades acontecerá a culminância. PÚBLICO ALVO – Alunos da Educação Infantil INTRODUÇÃO Atualmente a sociedade Moderna está passando por uma crise ambiental, voltada para os recursos naturais do nosso Planeta, principalmente quando se trata do grande número de toneladas de lixo produzido, descartado em lugares inadequados, sem nenhum cuidado com tais resíduos sólidos no seu destino final. Através da reciclagem, o lixo passa a ser visto de outra maneira, não como não como um final, mais como o início de um ciclo em que podemos preservar o meio ambiente, a participação consciente e a transformação e hábitos (MARODIN E MORAIS, 2004, p.3). Observa-se que tais questionamentos pertinentes ao lixo, à reciclagem e reutilização cada vez mais estão pautadas em discussões na sociedade tratando-se do futuro da humanidade e da harmonia do meio ambiente. É importante que haja uma relação satisfatória, com consciência entre o homem e a natureza, fazendo que o mesmo faça bom uso dos recursos naturais sem agredir e prejudicar o meio ambiente de forma irreversível.   JUSTIFICATIVA Ao discutirmos a importância de projetos na área da educação ambiental, percebemos o quanto podem ser significativas pequenas ações de conscientização seja qual for o nível de ensino. O ser humano vem modificando de forma atroz e desordenada o perfil da superfície terrestre com uma velocidade preocupante. As consequências reais disso não podem ser medidas com antecedência, mas virão com certeza. Pensando assim, a educação ambiental deve tornar os alunos capazes de diagnosticar problemas e situações inadequadas para solucioná-las depois. Para isso, a escola precisa oferecer meios efetivos para que os alunos compreendam a real necessidade de se construir uma sociedade mais justa e protetora do meio ambiente. Se quisermos ter menos lixo, precisamos rever nosso paradigma de felicidade humana. Ter menos lixo significa ter mais qualidade, menos quantidade; mais cultura, menos símbolos de status; mais esporte menos material esportivo; mais tempo para as crianças, menos dinheiro trocado; mais animação, menos tecnologia de diversão; mais carinho, menos presente! (GILNREINER) OBJETIVO OBJETIVO GERAL: • Através deste projeto, pretendem-se intervir na situação atual, visando uma nova maneira de o aluno integrar com o meio em que vive aprendendo que o meio ambiente faz parte da sua identidade. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: • Levar o aluno a um maior conhecimento a respeito do tema. • Conscientizar o aluno quanto à geração de resíduos sólidos e aos danos que este causa ao meio ambiente. • Mostrar, através de uma linguagem simples, que é nosso dever preservar o meio ambiente para as futuras gerações.   METODOLOGIA DURAÇÃO: duas semanas. Duas aulas na primeira semana e duas aulas na segunda semana, ao final de todas as atividades acontecerá a culminância. PÚBLICO ALVO – Alunos da Educação Infantil O presente projeto apresenta-se voltado para a construção de conhecimentos e atitudes sensíveis ao meio ambiente, através de experiências significativas sobre a reciclagem, reutilização e destino certo do lixo produzido no dia-a-dia. Por meio de atividades exploratórias no meio escolar, vinculadas ao lúdico e ao contexto do qual os alunos encontram-se inseridos. 1º AULA: Iniciamos com o filme do Wall-e. O filme passa no ano 2805, a Terra é um planeta abandonado e coberto por lixo, com o resultado de décadas de consumismo em massa. Após o término do filme promover uma roda de conversa com as crianças sobre o lixo orgânico. 2º AULA: Iniciaremos com um passeio no entorno da escola para observarmos a quantidade de lixo produzido e jogado em nossas ruas. De volta à sala de aula, na roda de conversa sistematizar nossas observações. Em seguida realizar a leitura protocolada do livro “A turma do UTILIXO!” Procurar demonstrar de forma lúdica a importância e necessidade da reciclagem. 3º AULA: Promover uma aula de movimento: • Música dança (Bandinha de sucata); confeccionar instrumentos musicais com materiais reciclados. Dica confeccionar um chapéu com folhas de jornal, em seguida cantar e dançar a música “Macha soldado”. • Brincadeiras: Confecção de brinquedos e jogos com sucatas; 4º AULA: Construir Lixeiras reutilizáveis para o depósito do lixo que pode ser reutilizado. As lixeiras devem ser feita com materiais recicláveis. Conte aos pequenos que alguns materiais podem ser reaproveitados de uma maneira diferente. Por isso, eles precisam ser separados daqueles que não servem mais. Para facilitar a compreensão das crianças, ajude-as a criar um sistema de classificação de lixo que lhes seja mais fácil de entender. Normalmente, elas optam pelo que pode ser reciclado e aquilo que não pode. Outra classificação possível, fácil de ser feita, é com relação ao tipo material do lixo. Os tipos mais usados para as embalagens são papel, plástico, vidro, metal e material orgânico. O mais importante é que haja a percepção do que pode ser reciclado ou reutilizado e que esse material seja separado para isso. CULMINÂNCIA: Fazer uma exposição na escola com os trabalhos feitos pelos alunos durante o projeto. Convidar os pais e toda a escola para assistirem a um teatro (O rei do lixo) onde os próprios alunos serão os atores. AVALIAÇÃO A avaliação será feita através de observação e registro das falas dos alunos sobre o que aprenderam sobre reciclagem. Faremos anotações também do comportamento em relação à conscientização da importância do ato. Observar e compreender o dinamismo presente no desenvolvimento infantil é fundamental para redimensionar o fazer pedagógico. Essa compreensão influenciará diretamente na qualidade da interação dos professores com a infância. CONSIDERAÇÕES FINAIS Constatamos a necessidade de desenvolvermos desde cedo nos alunos um compromisso de responsabilidade com as questões ambientais e por consequência com o meio que ocupam. A opção de trabalharmos com um tema que estivesse presente no cotidiano dos estudantes, bem como a realização de atividades reais, lúdicas e significativas, em que os mesmos pudessem interagir, foi fundamental para motivá-los a participar com responsabilidade das atividades propostas. Percebemos que ao proporcionar essas condições, contribuímos para os alunos refletirem e avançarem com autonomia em suas hipóteses. REFERÊNCIAS ALMEIDA, M. T. P. O Brincar na Educação Infantil. Revista Virtual EFArtigos. Natal/RN- volume 03- número 01- maio, 2005. BRASIL. PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente e saúde. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997. CARNEIRO, M. Â. B. e DODGE, J. J. A descoberta do brincar. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2007. PROJETO: CRIATIVIDADE PODE EVITAR DESPERDICIO Este projeto é destinado aos alunos da Educação Infantil (5 à 6 anos), e tem duração de uma semana. As atividades serão realizadas uma a cada dia. OBJETIVOS Objetivo Geral • Promover a educação ambiental com foco no desperdício de alimento. Objetivos Específicos • Explicar sobre a importância do aproveitamento integral dos alimentos e seus nutrientes. • Ensinar como aproveitar os alimentos para se evitar o desperdício. • Incentivar a criatividade dos alunos para a criação de receitas alternativas. INTRODUÇÃO Enquanto milhões de pessoas passam fome em nosso país e no mundo, desperdiçamos toneladas de alimentos diariamente, muitas vezes por não saber aproveitar tudo o que eles oferecem. Diante disso, o interesse por este tema partiu num primeiro momento da observação das crianças durante o lanche. Ao observa-las percebe-se em vários momentos o desperdício, ou seja, deixam alimentos no prato, ou pegam só para brincar e não para comer (ex: bolachas). Durante o lanche coletivo entre alunos, a tão esperada “hora do recreio”, seria interessante ressaltar a importância de uma alimentação saudável. Então, por que não realizar uma aula que envolva a família na qual possa se discutir a realidade alimentar de nossa sociedade. “O trabalho com projetos pode favorecer ainda: a aproximação da escola com a identidade do aluno, auxiliando na construção de sua subjetividade: Hernández e Ventura (1998, apud Brandão Silva. Op. Cit.) JUSTIFICATIVA A educação ambiental pode ser definida como um processo que visa desenvolver uma população que seja consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas que lhe são associados, e que tenha conhecimentos, habilidades, atitudes, motivações e compromissos para trabalhar individual e coletivamente na busca de soluções para os problemas existentes e para a prevenção de novos. E aproveitando esse tema vemos um problema muito grande e que está atingindo muitas pessoas a “fome”. E enquanto milhões de pessoas passam fome em nosso país e no mundo, desperdiçamos toneladas de alimentos diariamente, muitas vezes por não saber aproveitar tudo o que eles oferecem. Para evitarmos o desperdício podemos começar de maneira bem simples, com um projeto “CRIATIVIDADE PODE EVITAR DESPERDÍCIO” para motivar as nossas crianças na hora do lanche, do almoço ou em qualquer hora que estiver comendo. O projeto visa à estimulação por uma alimentação mais saudável, além do conhecimento favorecido aos alunos do quanto é importante alimentar-se bem. Conscientiza sobre o quanto é necessário evitar o desperdício de alimentos, e como alguns alimentos podem ser aproveitados antes de serem destinados ao lixo. A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação, conforme destaca Dewey “A escola deveria estar relacionada à vida e aos problemas cotidianos.” METODOLOGIA Atividade 1: Explique para as crianças sobre conservação, escolha, compra e aproveitamento integral de alimentos e destino dos restos. Pode-se utilizar a leitura de alguns trechos do livro: Alimento – Reciclar! (Ed. Scipione) e apresentação de vídeos ou figuras. Oriente as crianças a pesquisar com a família ou vizinhos algumas receitas em que se utilizem cascas de frutas, talos etc: geleias, doces e outras delícias da culinária que aproveitam os alimentos, evitando jogá-los fora. Atividade 2: Depois da entrega das anotações, selecione algumas receitas para serem elaboradas em aula. Também pode ser confeccionado um livro de receitas juntamente com as crianças a partir das receitas que foram trazidas para aula. Atividade 3: Um dos motivos para a realização desse projeto foi o desperdício de alimentos na hora do lanche. Por isso a terceira etapa desse projeto e uma solução para esse problema. Utilizar os alimentos em sua totalidade significa mais do que economia. Significa usar os recursos disponíveis sem desperdício reciclar, respeitar a natureza e alimentar-se bem cm prazer e dignidade. Desse modo torna-se fundamental a realização de projetos de educação nutricional, que visem esclarecer a população sobre a importância do aproveitamento integral dos alimentos para melhoria do estado nutricional, bem como apresentar alternativas de utilização desses alimentos. (BRASIL, 2004, p.8) A professora leva para sala de aula duas vasilhas com cores diferentes, uma para colocar aqueles alimentos rejeitados pelas crianças na hora do lanche, que certamente seria jogado fora. Ex: uma maça, uma banana que o aluno não conseguiu comer. Esse alimento ficara na vasilha para que outra criança possa comer evitando assim o desperdício de todo o alimento. Na outra vasilha incentive os educandos a separarem o lixo seco do orgânico, colocando nesse recipiente as cascas de frutas e o que sobraram delas, para que sejam usados como adubo na horta da escola. Essa etapa não se mantem apenas durante o projeto, essa atitude pode ser considerada como rotina da escola durante todo o ano letivo. Atividade 4: Um fator primordial para a preservação do meio ambiente é a reciclagem, pois através dela é possível tirar do meio ambiente coisas que levariam décadas para desintegrar. As crianças começam a aprender a importância da reciclagem na escola através de diversos projetos. As aulas de arte são muito boas para fazer essa iniciação, pois é possível criar coisas incríveis com materiais recicláveis e com isso as crianças já vão aprendendo muito sobre o assunto e com certeza vão crescer um adulto melhor. Nessa etapa o educador promove aos seus alunos uma aula de artes, onde juntos irão confeccionar brinquedos usando potes de iogurtes diversos, tampinhas de refrigerantes, caixas de todinho, e outras embalagens de lanches, a ideia é usar as embalagens do próprio lanche dos educandos, mas o professor pode pedir antecipadamente outros materiais que possam ser reciclados. Que tal fazer um carrinho com pote de margarina para isso você ira precisar de um pote de margarina, uma sola de chinelo e um pote de amaciante, tesoura, prego, cola quente, caneta, corte a garrafa de amaciante para fazer a base do carrinho, retire a parte da aba marque um ponto para colocar as rodas, fure com o prego, faça quatro rodas com a sola de chinelo, passe um lápis de cor pelo furo e coloque as rodas em seguida cole o pode de manteiga, esta pronto para começar a brincar. CULMINÂNCIA • Para finalizar o projeto, o professor poderá realizar um teatrinho de fantoches, levando as crianças a relembrarem tudo que aprenderam ao decorrer do projeto, com perguntas aos alunos, ou com uma bela história. • Também poderá realizar exposição dos trabalhos que representam as diferentes etapas da execução do projeto. AVALIAÇÃO A professora fará registro escrito diário de suas observações, impressões, ideias etc. com objetivo de compor um material de reflexão que a ajude na reelaboração do planejamento educativo. CONSIDERAÇÕES FINAIS Concluímos que o desperdício dos alimentos pode ser prevenido através da educação, pelo esclarecimento dos alunos e da comunidade sobre a utilização dos alimentos, além de que uma alimentação alternativa pode servir de auxílio para a economia dos indivíduos, e também auxiliar na diminuição do lixo que é produzido. E através desse projeto podemos conscientizar as crianças sobre o desperdício estimular os mesmos a reduzirem a quantidade de alimentos que vão para o lixo tanto em casa quanto na escola.   REFERÊNCIAS ZUBEN, F. V. Meio Ambiente, Cidadania e Educação. Departamento de Multimeios. Unicamp. Tetra Pak Ltda. 1998. EMBRAPA. http://www.consciencia.net/2003/09/06/comida.html acesso em 2 de maio de BELINK, Tatiana. A cesta da dona Maricota. São Paulo: Paulinas, 2005.

Projeto “Sacola da Leitura”


O Projeto “Sacola da Leitura” consiste no empréstimo dos livros de sala de aula para que a criança realize sua leitura em casa junto à família. Eu como professora da escola Lírio dos Vales/2º ano, acredito que a leitura realizada em parceria com a família estreita os laços afetivos da criança com o objeto livro.




Justificativa

A criança adora histórias de príncipes, princesas, animais falantes, bruxas; pois tudo isso faz parte do seu mundo imaginário, de sua fantasia.
E partindo dessa realidade, observa-se que é o momento oportuno para inseri-las no contato com os livros, com obras clássicas e modernas, conhecendo autores e ilustradores que fazem de tudo para despertar na criança o hábito da leitura.
Tudo isso se torna ainda mais prazeroso quando ouvidas em família, no aconchego do colo do papai ou da mamãe, ou quem sabe, do avô, da avó ou dos irmãos.


Objetivos:

• Incentivar o gosto pela leitura,


• Conhecer histórias variadas,


• Ampliar o vocabulário e o reconhecimento das letras,


• Reunir à família, possibilitando assim o diálogo, a troca, a interação e a união entre seus membros,


• Despertar ainda mais a imaginação, a curiosidade, a comunicação e a autoestima das crianças, 

• Ajudar a criança nessa fase de alfabetização, lendo para ela e questionando sobre a leitura.


Como é realizado:
Trata-se de um projeto de prática de leitura onde os alunos levam para casa uma sacola (uma p/menino e outra p/menina) contendo um livro de história infantil, ou do folclore brasileiro e um Livro de registro onde terão que registrar a sua opinião sobre a história lida; usando escrita. Depois, cada aluno apresentará sua leitura ou interpretação aos colegas. Na apresentação em sala, o aluno (a) também, poderá apenas responder as perguntas feitas pelos colegas ou pela professora sobre o livro. Ou deixar por conta da imaginação do aluno.


CONTEÚDOS TRABALHADOS:


Língua Portuguesa – literatura através da leitura e do registro que ele terá que fazer.
Produção textual – o aluno poderá produzir outros textos usando o que foi lido, em forma de poesia, narrativa e teatro.
CRONOGRAMA
A partir do meio do ano (Agosto) até o término do ano letivo. Um média de 7 livros para cada aluno.

AVALIAÇÃO

Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e interpretação de texto do aluno, no dia-a-dia.





Planejamento Maternal I e II
Maternal I
OBJETIVO
1. Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar...
2. Desenvolver os movimentos finos que envolvam as mãos, adquirindo controle expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura.
3. Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.
4. Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de ideias.
5. Identificação do nome próprio.
6. Identificação das letras do nome próprio.
7. Identificação das vogais.
CONTEÚDO
1. Coordenação Motora Ampla.
2. Coordenação Motora Fina.
3. Discriminação Auditiva e Visual.
4. Expressão Oral (histórias, contos, músicas, teatro, etc.)
5. Estudo do nome próprio.
6. Estudo das letras do nome próprio.
7. Apresentação das vogais.
ESTRATÉGIA
1. Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas.
2. Através de materiais pedagógicos, sucatas, brincadeiras, jogos e atividades visomanuais concretas (pinturas, desenhos, etc.)
3. Utilização de recursos audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas vídeo, CD, figuras, rótulos, livros, portadores de textos, etc.
4. Leituras, interpretações, cantos, conversas, brincadeiras, jogos, recursos audiovisuais, livros, materiais pedagógicos, etc.
5. Apresentação de crachás, fichas, cartazes, desenhos, jogos e brincadeiras, etc.
6. Fichas cartazes, desenhos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras.
7. Materiais pedagógicos, brincadeiras, atividades visomanuais concretas, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.
O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.
OBSERVAÇÕES:

CARACTERÍSTICAS: Aproximadamente 2 a 3 anos.
• Egocentrismo.
• Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
• Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.
• Fantasia, Invenção e Representação (imitação de situações conhecidas: escolinha, casinha).
• Criatividade
TIPOS DE BRINCADEIRAS:
• Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
• Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
• Brincadeiras sem regras.
• Brincadeiras com poucas regras simples.
• Utilização das formas básicas de movimentos (andar, correr, saltar, rolar, etc.)
• Estimulação e motivação.
• Atividades lúdicas.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
1. Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas.
2. Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação.
3. Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço.
4. Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e visomanuais.
5. Reconhecer e discriminar estímulos visuais, interpretando-os e associando-os.
6. Reproduzir sequencias e seriações, ex: ordenar objetos do mais alto para o mais baixo.
7. Reconhecer e discriminar numerais. Desenvolver contagem de 1 até 10.
CONTEÚDO
1. Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.
2. Conceito de lateralidade.
3. Orientação Temporal Espacial: antes/depois, atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto, direita/esquerda.
4. Coordenação Motora.
5. discriminação audiovisual.
6. Sequencia e seriação.
7. Numeração:
• Números de 1 à 5
• Contagem de 1 à 10
ESTRATÉGIA
1. Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras...
2. Brincadeiras lúdicas, materiais pedagógicos, atividades audiovisuais.
3. Através do uso de materiais concretos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades.
4. Jogos, brincadeiras, músicas, atividades lúdicas, materiais pedagógicos, registro de atividades.
5. Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.
6. Cartazes, fichas, jogos, brincadeiras, materiais pedagógicos, atividades lúdicas e de registro.
7. Materiais pedagógicos e concretos, jogos, brincadeiras, cartazes, fichas, desenhos, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.
O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.
OBSERVAÇÕES:
Devemos desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente.
Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
A Matemática pode ser considerada uma linguagem simbólica que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua função é pois, desenvolver o “pensamento”.
A medida que brinca com formas, com quebra-cabeças e com caixas que cabem dentro de caixas, a criança adquire uma noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao enfiar contas em um barbante ou colar figuras, adquire a noção de seqüência e de ordem. E quando utiliza as palavras “não cabe” e “acabou”, vai adquirindo a noção de quantidade.
“Esse trabalho deve se muito concreto, baseado no manuseio de materiais. Isso permito que as crianças se familiarizem mais facilmente com os conceitos matemáticos.”
ESTUDOS SOCIAIS
OBJETIVO
1. Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas Comemorativas.
2. Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
3. Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.
4. Estimulação do meio ambiente físico.
CONTEÚDO
1. Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
2. Calendário (relação espaço tempo).
3. Família.
4. Escola (ambiente/colegas).
ESTRATÉGIA
1. Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
2. Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
3. Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
4. Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
1. Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
2. Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.
3. Estimulação dos 5 sentidos.
4. Estimular o cuidado com a natureza.
5. Nomear e reconhecer diferentes animais.
6. Discriminação entre liso e áspero.
7. Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.
CONTEÚDO
1. Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
2. Esquema corporal.
3. Órgãos dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.
4. Horticultura e jardinagem.
5. Animais.
6. Texturas (liso e áspero).
7. Alimentos.
ESTRATÉGIA
1. Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.
2. Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
3. Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
4. Plantação de mudas e flores.
5. Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.
6. Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.
7. Apresentação de alimentos.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ARTES
OBJETIVO
1. Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
2. Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
3. Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
CONTEÚDO
1. Artes: desenho livre e pintura.
2. Sucata.
3. Argila e massinha.
ESTRATÉGIA
1. Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
2. Material de sucata e criatividade do professor.
3. Apresentação de argila e massinha.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
2. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
3. Permitir que a criança seja independente.
4. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
5. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
6. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
7. Mante-la ocupada.
8. Levar a criança a participar das atividades de grupo.


MATERNAL 2
LINGUAGEM ORAL
OBJETIVO
1. Desenvolver na criança o conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em relação aos pais (família) e colegas.
2. Desenvolver coordenação motora grossa (livre).
3. Despertar na criança o interesse por estímulos sonoros, para que ela consiga perceber, identificar e localizar sons forte e fraco.
4. Desenvolver a capacidade da criança de identificar diferentes objetos e movimentar-se no espaço com facilidade.
5. Incentivar e permitir a fala da criança em toda as atividades possíveis, corrigindo e ampliando seu vocabulário, utilizando também as músicas.
6. Estimular o vocabulário através de contos e histórias pequenas que despertem a fantasia da criança.
7. Incentivar a memorização de pequenas músicas e gestos.
8. Identificar e reconhecer as vogais.
9. Identificar o nome próprio e as letras do nome.
CONTEÚDO
1. Eu (nome, idade, pais e colegas).
2. Coordenação motora.
3. Discriminação auditiva.
4. Discriminação visual.
5. Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas).
6. Histórias e contos.
7. Memorização.
8. Vogais.
9. Nome próprio e letras do nome próprio.
ESTRATÉGIA
1. Através de músicas, jogos com bola pronunciando o nome e estimulação oral.
2. Utilização de recortes, colagem, traçado de linhas em folha e no chão, incentivando jogos e brincadeiras.
3. Utilização de instrumentos sonoros, músicas, batidas de palmas e pés e sons produzidos pela boca.
4. Utilização de sucatas, jogos e materiais pedagógicos com exploração dos objetos do ambiente interno e externo.
5. Utilização de leitura de histórias curtas, músicas e conversas diárias com a criança sobre sua rotina, dando atenção as perguntas e respondendo-as sempre de acordo com sua maturidade emocional.
6. Histórias curtas com gestos, estimulando o interesse e fantasia da criança.
7. Repetição de músicas, gestos e histórias curtas.
8. Através de materiais pedagógicos, fichas, desenhos, cartazes, etc.
9. Fichas, crachás, cartazes, materiais concretos e pedagógicos, jogos e brincadeiras, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
1. Iniciar a aprendizagem de conceitos de longe, perto, dentro, fora, em cima, em baixo, atrás, na frente, ao lado, dentro, fora, cheio, vazio, etc.
2. Discriminar na criança o sentido de ontem hoje e amanhã.
3. Estimular o uso do raciocínio da criança.
4. Classificação e nomeação de objetos pelas cores primárias (azul, amarelo e vermelho), formas (círculo, triângulo e Quadrado), tamanho (grande e pequeno) e quantidade (1 a 9).
5. Nomear e identificar iguais e diferentes.
CONTEÚDO
1. Conceitos de lateralidade: todo, dentro/fora, grande/pequeno, cheio/vazio, grosso/fino, muito/pouco.
2. Organização espacial: antes/durante e depois, hoje/ontem/amanhã.
3. Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e jogos de encaixe).
4. Classificar e nomear objetos pela cor, forma (círculo, triângulo e quadrado), tamanho e quantidade.
5. Nomear iguais e diferentes.
ESTRATÉGIA
1. Através de jogos, músicas e atividades que incentivam o aprendizado da criança como movimento da esquerda para a direita, jogos de dentro para fora, etc. Incentivar e explorar o meio ambiente.
2. Utilização do calendário e estimulação de perguntas e respostas que distingam o dia e a noite, o ontem, o hoje e amanhã.
3. Através de jogos como quebra cabeça, encaixes, de formas e situações problemas que incentivem a criança a pensar, não respondendo tudo para criança, sem que ela tente responder sozinha.
4. Através de objetos, sucatas e material dourado que tenham estas características, utilizando-os em jogos, como procurar cor e forma.
5. Através de jogos, sucatas e objetos que permitam a identificação e classificação de iguais e diferentes.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ESTUDOS SOCIAIS
OBJETIVO
1. Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas Comemorativas.
2. Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
3. Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.
4. Estimulação do meio ambiente físico.
CONTEÚDO
1. Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
2. Calendário (relação espaço tempo).
3. Família.
4. Escola (ambiente/colegas).
ESTRATÉGIA
1. Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
2. Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
3. Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
4. Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
1. Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
2. Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.
3. Estimulação dos 5 sentidos.
4. Estimular o cuidado com a natureza.
5. Nomear e reconhecer diferentes animais.
6. Discriminação entre liso e áspero.
7. Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.
CONTEÚDO
1. Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
2. Esquema corporal.
3. Órgãos dos sentidos: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.
4. Horticultura e jardinagem.
5. Animais.
6. Texturas (liso e áspero).
7. Alimentos.
ESTRATÉGIA
1. Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.
2. Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
3. Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
4. Plantação de mudas e flores.
5. Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.
6. Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.
7. Apresentação de alimentos.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ARTES
OBJETIVO
1. Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
2. Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
3. Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
CONTEÚDO
1. Artes: desenho livre e pintura.
2. Sucata.
3. Argila e massinha.
ESTRATÉGIA
1. Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
2. Material de sucata e criatividade do professor.
3. Apresentação de argila e massinha.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
2. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
3. Permitir que a criança seja independente.
4. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
5. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
6. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
7. Mante-la ocupada.
8. Levar a criança a participar das atividades de grupo
.



Projeto de volta as aulas


Objetivos:

Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
Despertar o gosto pela escola e pela freqüência as aulas;
Promover atividades lúdicas de conhecimento das dependências e pessoas que trabalham na escola;
Conhecer os direitos e deveres de alunos, professores e demais funcionários da escola.


Segunda-feira: Reunião com pais


Terça-feira:


- Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.


-Conhecendo a Sala de aula, a professora e os colegas.
- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos, caixa mágica.
- Confecção do crachá de identificação dos alunos.
- Aprendendo as músicas da rotina.
-Avaliação do dia e preparação para a saída; entrega de lembrancinha.


Quarta-feira:


- Atividades iniciais de rotina: Rodinha ; observação do tempo;Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia
- Brincadeira para fixação do nome dos alunos.


-Atividades de sondagem: coordenação motora, movimento
- Conhecendo a escola: Conversa sobre a escola, suas dependências e funções
- Roda de Leitura: ( ler um livro de história)
- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Caixa mágica.
- Avaliação do dia e preparação para a saída.


Quinta-feira:

- Atividades iniciais de rotina: Rodinha ; observação do tempo; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia.
- Roda de Leitura: ler um livrinho de história
- Visita às dependências da Escola.
- Conversa sobre a visita à Escola, sobre os funcionários ...
- Desenho : minha escola.
- aprendendo as músicas da rotina


-Confecção de painel coletivo: nossos primeiros passos rumo ao futuro começa aqui( marca de tinta com os pés)
- Atividades diversificadas: Modelagem; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira...
- Avaliação do dia e preparação para a saída.


Sexta-feira:

- Atividades iniciais de rotina: Rodinha; observação do tempo; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia.
- Atividades de sondagem: movimento, coordenação motora, colagem.
- Atividades diversificadas: Desenho livre com giz de cera; Modelagem; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira...
- Atividades recreativas no pátio: corre cotia; vivo ou morto; brincadeiras de roda...
- Avaliação do dia e preparação para saída; entrega de lembrancinha.

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Olá, eu sou Andréia estou no 3° semestre de Pedagogia na UNOPAR, e amo educar!