terça-feira, 4 de junho de 2013

O TRABALHO DO PEDAGOGO NO ESPAÇO EDUCATIVO



Na escola o trabalho é realizado por um conjunto de profissionais que interagem para a formação do aluno. É fundamental e necessária a formação continuada, tanto dos docentes quanto do pedagogo, incluindo a articulação dos saberes desses profissionais que envolvem, os da formação profissional, os da tradição pedagógica, o saber experiencial e também da ação pedagógica, entre outros, para a consolidação de práticas educativas e com uma equipe escolar sempre em sintonia, todas as funções são importantes na busca por um ensino eficaz capaz de alcançar os objetivos propostos pela instituição.
As ações dos pedagogos supervisores e orientadores são imprescindíveis para que a escola possa realizar um bom trabalho consciente da complexidade existente causada pelos diferentes pontos de vista sobre trabalhar educação, fruto da formação e história de vida de cada indivíduo. A função do pedagogo se faz necessária por proporcionar a interligação entre os profissionais da escola.A valorização do professor como profissional, reconhecendo-lhe todo e qualquer bom desempenho evidenciado, e como pessoa, ouvindo-o com respeito e empatia, criando espaço para que participe efetivamente do processo educativo.A implementação do currículo proposto no projeto político pedagógico da escola, acompanhando o processo de ensinar, avaliando a ação pedagógica e procurando viabilizar a boa e saudável interação humana no interior da escola.
No processo de construção coletiva, o projeto politico pedagógico vai ganhando uma dimensão maior que a mera definição da proposta pedagógica, essa função se faz necessária por proporcionar a interligação entre os profissionais da escola e os alunos sendo o agente inovador no processo de interação e mediador dos entendimentos, promovendo a democratização dos espaços salientando a articulação de ações educativas e de participação, e também garantir uma coerência e uma unidade de concepção entre as áreas do conhecimento, respeitando as suas especificidades.
Cabe ao poder público estabelecer um diálogo verdadeiro com o professor, buscando soluções a partir do amplo entendimento sobre a escola pública. Desta forma, seria possível a promoção de políticas públicas educacionais que fossem cúmplices da produção de um conhecimento libertador, reflexivo, crítico, político e transformador, o que somente se conseguirá a partir da melhor qualidade da prática de ensino-aprendizagem, em todos os níveis do sistema público de ensino básico. À sociedade cabe engajar-se, assumir sua responsabilidade e exigir o seu espaço de participação na educação pública, pois se sabe que essa é a principal forma de controle das atividades pedagógicas e da aplicação de recursos educacionais dentro de cada necessidade e realidade.Uma gestão democrática em que todos se sintam participantes e importantes na tomada de decisões gera um comprometimento e uma responsabilidade, sem sobrecarregar a equipe gestora, que então pode dividir acertos e erros, e buscar conjuntamente soluções e com isso agiliza o trabalho e a escola com certeza funciona melhor. É muito importante se dar atenção especial às críticas, ouvindo e analisando as mesmas, pois é com elas que se pode ver o que não está funcionando bem, muito melhor que elogios que apesar de serem importantes e motivadores, muitas vezes são apenas uma ilusão, as críticas geralmente são um alerta para a equipe gestora mudar de atitude e estratégia.
As crianças são formadas por aquilo que as ensinam, e nos lares se concentra a maior informação recebida por elas com relação à sociedade, e os educadores tem que mostrar a elas um caminho diferente do preconceito que muitas vezes vem da própria família. No entanto o pedagogo deve trabalhar na fase inicial, a valorização de sentimentos e valores positivos para que se tornem tolerantes a diversidade cultural e aprendam a respeitar as diferenças, desenvolvendo projetos que envolvam dinâmicas em sala de aula e oficinas com base na diversidade cultural, mostrando as diferenças de cores e formas, chamando a atenção para o fato de que por mais que sejam diferentes, não são menos importantes e  apreciadas.
Com a aprovação da LDB 9394/96 concretizou-se legalmente a tentativa de implementação de um trabalho pedagógico articulado, com o objetivo de se tornar possível a elaboração de projetos educacionais, que vincule as ações dos profissionais  da educação  a um projeto educativo mais amplo que vislumbra pela educação a emancipação social e politica de todos. É importante destacar que os avanços que essa nova lei de Diretrizes e Bases da Educação possue são resultantes das discussões e preocupações desse momento histórico, concretizadas em forma de lei, que traz nos seus princípios todos os direitos que por meio da escola, poderão estabelecer, pela prática educativa, o direito à educação á todos. Porém sabemos que ainda há muito o que reformular e melhorar a educação brasileira, principalmente no investimento no  profissional ligado diretamente como o ensino e aprendizagem do aluno que é o pedagogo.
Diante das diferentes modalidades de ensino, que se apresentam hoje como essenciais para quem está à frente de uma sala de aula é imprescindível, que o professor  busque o aperfeiçoamento a cada dia, pois o profissional da educação é quem tem realmente a chave para fazer toda a diferença na aprendizagem do aluno. Nessa geração pós moderna onde tudo muda a cada instante,  o professor deve estar pronto para usar novas tecnologias, atualizar- se nas novas didáticas, trabalhar em equipe, planejar e avaliar sempre, ter atitudes e posturas éticas e profissionais, visando sempre investir no estudante, acreditando sempre que o aluno pode aprender, para que no final todos possam ganhar. O bom pedagogo é aquele que  contribui para a formação de uma sociedade pensante e reflexiva.
Segundo Freire (1979), a ação docente é a base de uma boa formação escolar e contribui a construção de uma sociedade pensante. Sendo assim o perfil do novo profissional da educação busca abraçar  o caminho do aprender a ensinar todos os dias.

Os espaços educativos são muitos e estão sempre abertos para abraçar o bom profissional. Cada vez mais vem se modernizando e necessitando de mediadores capazes de inteligir teoria e prática. Saber conduzir as práticas do cotidiano juntamente com suas necessidades e diversidades nos mais variados níveis de aprendizagem, é o que realmente  conta para obter um resultado satisfatório e progressivo. É importante saber avaliar o nível de desenvolvimento do aluno na hora da aprendizagem, pois nem todos tem o mesmo ritmo de aprendizagem. Traçar metas e metodologias variadas é o que fará toda a diferença na assimilação dos conteúdos a serem ensinados. 

Um comentário:

  1. acredita-se em um trabalho pedagógico bem feito quando ambos se unirem como o mesmo objetivo de: educar e ensinar.

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Olá, eu sou Andréia estou no 3° semestre de Pedagogia na UNOPAR, e amo educar!