Na
escola o trabalho é realizado por um conjunto de profissionais que interagem
para a formação do aluno. É fundamental e necessária a formação continuada,
tanto dos docentes quanto do pedagogo, incluindo a articulação dos saberes
desses profissionais que envolvem, os da formação profissional, os da tradição
pedagógica, o saber experiencial
e também da ação pedagógica, entre outros, para a consolidação de práticas
educativas e com uma equipe escolar sempre em sintonia, todas as funções são
importantes na busca por um ensino eficaz capaz de alcançar os objetivos
propostos pela instituição.
As
ações dos pedagogos supervisores e orientadores são imprescindíveis para que a
escola possa realizar um bom trabalho consciente da complexidade existente
causada pelos diferentes pontos de vista sobre trabalhar educação, fruto da
formação e história de vida de cada indivíduo. A função do pedagogo se faz
necessária por proporcionar a interligação entre os profissionais da escola.A
valorização do professor como profissional, reconhecendo-lhe todo e qualquer
bom desempenho evidenciado, e como pessoa, ouvindo-o com respeito e empatia,
criando espaço para que participe efetivamente do processo educativo.A
implementação do currículo proposto no projeto político pedagógico da escola,
acompanhando o processo de ensinar, avaliando a ação pedagógica e procurando
viabilizar a boa e saudável interação humana no interior da escola.
No
processo de construção coletiva, o projeto politico pedagógico vai ganhando uma
dimensão maior que a mera definição da proposta pedagógica, essa função se faz
necessária por proporcionar a interligação entre os profissionais da escola e
os alunos sendo o agente inovador no processo de interação e mediador dos
entendimentos, promovendo a democratização dos espaços salientando a
articulação de ações educativas e de participação, e também garantir uma
coerência e uma unidade de concepção entre as áreas do conhecimento, respeitando
as suas especificidades.
Cabe
ao poder público estabelecer um diálogo verdadeiro com o professor, buscando
soluções a partir do amplo entendimento sobre a escola pública. Desta forma,
seria possível a promoção de políticas públicas educacionais que fossem
cúmplices da produção de um conhecimento libertador, reflexivo, crítico,
político e transformador, o que somente se conseguirá a partir da melhor
qualidade da prática de ensino-aprendizagem, em todos os níveis do sistema
público de ensino básico. À sociedade cabe engajar-se, assumir sua
responsabilidade e exigir o seu espaço de participação na educação pública,
pois se sabe que essa é a principal forma de controle das atividades
pedagógicas e da aplicação de recursos educacionais dentro de cada necessidade
e realidade.Uma gestão democrática em que todos se sintam participantes e
importantes na tomada de decisões gera um comprometimento e uma
responsabilidade, sem sobrecarregar a equipe gestora, que então pode dividir
acertos e erros, e buscar conjuntamente soluções e com isso agiliza o trabalho
e a escola com certeza funciona melhor. É muito importante se dar atenção
especial às críticas, ouvindo e analisando as mesmas, pois é com elas que se pode
ver o que não está funcionando bem, muito melhor que elogios que apesar de
serem importantes e motivadores, muitas vezes são apenas uma ilusão, as
críticas geralmente são um alerta para a equipe gestora mudar de atitude e
estratégia.
As
crianças são formadas por aquilo que as ensinam, e nos lares se concentra a
maior informação recebida por elas com relação à sociedade, e os educadores tem
que mostrar a elas um caminho diferente do preconceito que muitas vezes vem da
própria família. No entanto o pedagogo deve trabalhar na fase inicial, a
valorização de sentimentos e valores positivos para que se tornem tolerantes a
diversidade cultural e aprendam a respeitar as diferenças, desenvolvendo
projetos que envolvam dinâmicas em sala de aula e oficinas com base na
diversidade cultural, mostrando as diferenças de cores e formas, chamando a
atenção para o fato de que por mais que sejam diferentes, não são menos importantes e apreciadas.
Com a aprovação da LDB 9394/96 concretizou-se
legalmente a tentativa de implementação de um trabalho pedagógico articulado,
com o objetivo de se tornar possível a elaboração de projetos educacionais, que
vincule as ações dos profissionais da
educação a um projeto educativo mais
amplo que vislumbra pela educação a emancipação social e politica de todos. É
importante destacar que os avanços que essa nova lei de Diretrizes e Bases da
Educação possue são resultantes das discussões e preocupações desse momento
histórico, concretizadas em forma de lei, que traz nos seus princípios todos os
direitos que por meio da escola, poderão estabelecer, pela prática educativa, o
direito à educação á todos. Porém sabemos que ainda há muito o que reformular e
melhorar a educação brasileira, principalmente no investimento no profissional ligado diretamente como o ensino
e aprendizagem do aluno que é o pedagogo.
Diante das diferentes modalidades de ensino, que se
apresentam hoje como essenciais para quem está à frente de uma sala de aula é imprescindível, que o professor busque o
aperfeiçoamento a cada dia, pois o profissional da educação é quem tem
realmente a chave para fazer toda a diferença na aprendizagem do aluno. Nessa
geração pós moderna onde tudo muda a cada instante, o professor deve estar pronto para usar novas
tecnologias, atualizar- se nas novas didáticas, trabalhar em equipe, planejar e
avaliar sempre, ter atitudes e posturas éticas e profissionais, visando sempre
investir no estudante, acreditando sempre que o aluno pode aprender, para que
no final todos possam ganhar. O bom pedagogo é aquele que contribui para a formação de uma sociedade
pensante e reflexiva.
Segundo Freire (1979), a ação docente é a base de uma
boa formação escolar e contribui a construção de uma sociedade pensante. Sendo
assim o perfil do novo profissional da educação busca abraçar o caminho do aprender a ensinar todos os
dias.
Os espaços educativos são muitos e estão sempre
abertos para abraçar o bom profissional. Cada vez mais vem se modernizando e
necessitando de mediadores capazes de inteligir teoria e prática. Saber conduzir
as práticas do cotidiano juntamente com suas necessidades e diversidades nos
mais variados níveis de aprendizagem, é o que realmente conta para obter um resultado satisfatório e
progressivo. É importante saber avaliar o nível de desenvolvimento do aluno na
hora da aprendizagem, pois nem todos tem o mesmo ritmo de aprendizagem. Traçar
metas e metodologias variadas é o que fará toda a diferença na assimilação dos
conteúdos a serem ensinados.
acredita-se em um trabalho pedagógico bem feito quando ambos se unirem como o mesmo objetivo de: educar e ensinar.
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